Confira dicas e veja croquis para saber como distribuir os quadros nas paredes de sua casa
Uma leitora me mandou uma dúvida interessante, que pode ajudar muita gente. Ela está decorando seu primeiro apartamento e quer saber se quadros e outros objetos fixados na parede precisam obedecer alguma altura para deixar o ambiente bacana.
Para responder sua dúvida, consultei a decoradora Eliene Lucindo, que é mestre em Arquitetura e mandou vários croquis explicando como se posiciona quadros em diferentes situações. Vocês podem ver os croquis na galeria acima, e agora vou explicar o que deve ser feito para você acertar sempre.
A regra geral para altura é posicionar o quadro a 1,60m do chão e do teto. Essa altura também vale para escadas, mas se a tela for centralizada em relação a um móvel marcante ou a uma mesa de jantar, deve ficar 20cm acima da peça.
Agora, se a ideia for pendurar quadros de tamanhos diferentes num mesmo espaço, as telas menores devem sempre ficar à direita ou abaixo das maiores. Quadros do mesmo tamanho devem ser alinhados simetricamente.
Para os mais ousados, um recurso que sempre dá um toque interessante ao décor é distribuir vários objetos diferentes numa mesma parede. Para evitar que esse arranjo vire uma bagunça, é só repetir a regra da altura, centralizar a tela maior e posicionar as demais obedecendo a relação de tamanho descrita acima.
Uma dica muito valiosa é evitar excessos: se você colocar um objeto na frente de um quadro, vai poluir o visual e desvalorizar as duas peças.
Na galeria de fotos, postei as imagens que mostram o passo a passo de como decorar com quadros. No meu portal, livingdesign.net.br, você se inspira com matérias sobre decoração e design e mata as dúvidas sobre como deixar sua casa perfeita.