Estudo de mestrado revela que o produtor Harvey Weinstein, co-presidente da The Weinstein Company, é mais citado que Deus em discursos de agradecimento do Oscar
Um levantamento revelou que o produtor cinematográfico norte-americano Harvey Weinstein (60), co-fundador da Miramax Films e co-presidente da The Weinstein Company, é a pessoa mais citada nos discursos de agradecimento dos vencedores do Oscar nos últimos sessenta anos. Com doze menções, Harvey Weinstein ficou a frente até mesmo de Deus, que recebeu onze.
A pesquisa foi feita por Rebecca Rolfe, estudante de mestrado da Geórgia (Estados Unidos). Ela assistiu a mais de 200 discursos desde 1953, quando a cerimônia de premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood passou a ser televisionada. Para o levantamento, ela escolheu cinco categorias: Melhor Atriz e Ator, Melhor Atriz e Ator Coadjuvante e Melhor Diretor.
Publicado no ScienceDaily.com, o estudo revela que quando não agradecem a Weinstein, 40% dos vencedores dizem 'Eu gostaria de dizer obrigado à Academia', referindo-se aos colegas que votam no Oscar. E, ainda, que mais da metade dos vencedores agradece à família. As lágrimas se tornaram mais comuns ao longo dos anos. Setenta e um porcento dos agradecimentos com choro aconteceram depois de 1995. E setenta e nove por cento encerram com "obrigado".
A 85ª edição do Oscar acontece no domingo, 24. Acompanhe a cobertura ao vivo na CARAS Online.