CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Sem alimentos de origem animal, dieta vegana ajuda a emagrecer rapidamente. Entenda!

Vertente mais restrita do vegetarianismo, a dieta vegana também é uma filosofia de vida para quem é contra o consumo de alimentos de origem animal. Nutricionista fala sobre os benefícios e os riscos desta dieta; confira!

Luiza Camargo Publicado em 01/07/2014, às 15h47 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba todos os benefícios e riscos da dieta vegana - Getty Images
Saiba todos os benefícios e riscos da dieta vegana - Getty Images

A dieta vegana já conquistou famosas como Anne Hathaway,Natalie Portman e, recentemente, Jennifer Lopez, que chegou a perder 4,5 kg e mudou do manequim 38 para o 36 em 22 dias. O veganismo é uma vertente mais restrita do vegetarianismo e muitas pessoas a seguem por filosofia de vida, não apenas para o emagrecimento. Como o seu cardápio exclui todos os produtos que são de origem animal - como carne, leite e queijo - a perda de peso é geralmente uma consequência para quem a segue. Para esclarecer melhor as dúvidas e informações sobre a dieta vegana, a nutricionista Dra. Ana Beatriz Baptistella, Coordenadora do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional, conversou com a CARAS DIGITAL sobre os benefícios, riscos e curiosidades sobre esta dieta; confira a seguir!

+ DASH, a dieta que reduz o sódio, faz famosas como Taylor Swift secar o corpo

1)O que pode e não pode comer na dieta vegana?
R: A dieta vegana, ou vegetariana estrita, é definida pela exclusão total de produtos de origem animal, inclusive ovos, leites e derivados. 

2) Ela faz bem para a saúde e para todos os tipos de organismos ou existem pessoas que devem evitá-la?
R: A restrição de alguns alimentos de origem animal pode ser benéfica à saúde em alguns casos específicos. No entanto, se a dieta não for conduzida de forma adequada, pode gerar deficiências nutricionais, causando desequilíbrio. Desta forma, a dieta precisa ser individualizada e planejada por um nutricionista para que ocorra o fornecimento dos nutrientes necessários para o funcionamento de nossos sistemas.

3) A falta de carne e derivados do leite pode afetar algum mecanismo ou órgão do corpo humano e ter algum dano à saúde?
R: Estes alimentos devem ser devidamente substituídos na dieta vegana. Para isso, a dieta deve ser orientada e planejada para que possíveis deficiências nutricionais sejam evitadas, sendo que as deficiências mais evidentes são de proteínas, ferro, cálcio, zinco e vitamina B12, essenciais para a manutenção de nossos órgãos e sistemas.

4) A dieta vegana ajuda a emagrecer? Como?
R: Quando a dieta vegana é orientada de forma correta, é evidente, entre outros benefícios, a redução de peso. No entanto, quando as substituições não ocorrem de forma adequada, e alguns acabam aumentando o consumo de carboidrato refinado, podem ocorrer alterações na composição corporal. Estas substituições inadequadas aumentam o risco para doenças como diabetes tipo 2, dislipidemias, doenças inflamatórias entre outras.

5) Além das pessoas que decidem segui-la por filosofia de vida, a dieta vegana é indicada por questões de saúde?
R: A dieta vegana pode trazer muitos benefícios à saúde. Algumas evidências mostram que quando é realizada com o aporte adequado de nutrientes, ela pode reduzir o risco de doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, doenças neurodegenerativas e inflamatórias e alguns tipos de câncer - devido ao aumento de compostos bioativos encontrados em alimentos de origem vegetal. Estas substâncias também melhoram a atividade de alguns órgãos como intestino e fígado, fato que nos permite melhor utilização dos nutrientes e eliminação dos possíveis agressores que consumimos.