CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Bem-estar e Saúde / Difícil!

Ana Maria Braga relembra câncer no ânus: 'Morfina todo dia'

Em conversa com Preta Gil, Ana Maria Braga relembra tratamento torturante contra câncer no ânus

Nataly Paschoal
por Nataly Paschoal
[email protected]

Publicado em 06/06/2023, às 11h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução/Globo
Reprodução/Globo

A apresentadora Ana Maria Braga recebeu a cantora Preta Gil no Mais Você desta terça-feira, 06, antes da artista fazer a última sessão de radioterapia. Ao falarem sobre o tratamento, a loira acabou relembrando quando passou pelo procedimento para combater um câncer no ânus.

A comunicadora global - que já teve a doença algumas vezes em algumas regiões como o pulmão - comentou como foi passar pela radioterapia quando teve a enfermidade na região íntima. Segundo a famosa, ela precisava de morfina diariamente.

“Fiz o mesmo tratamento que ela está fazendo agora. Ela vai fazer a última sessão hoje de radioterapia. Na época, que eu fiz, me deixou em estado de tomar morfina todo dia porque eu não conseguia andar", falou sobre a situação.

"Toda as partes que você tem líquido, cozinha. Eu tive no ânus. Então o médico me dizia: você vai todo dia chegar aqui e sentar numa chapa de churrasco e vai queimar”, relembrou Ana Maria Braga o momento difícil.

Atualmente, o tratamento mudou bastante, Preta Gil falou sobre o medo das pessoas de passaram pelo procedimento e acalmou: "Importante falar sobre isso porque quando a gente recebe diagnóstico, a gente vem com uma enxurrada de medo. Hoje, a medicina evoluiu muito. Eu tive sim, sintomas, fiquei acamada, mas graças a deus não tive feridas, queimaduras…".

Em 1991, a apresentadora teve câncer de pele, em 2011, ela revelou o câncer no ânus. Após o tratamento, Ana voltou ao programa sem os cabelos e emocionou o público. Em 2015, a loira descobriu a doença no pulmão e curou-se depois de um ano de quimioterapia. Em 2020, a famosa soube de um novo câncer também no pulmão e se curou em três meses.

Ana Maria Braga ainda pegou a todos de surpresa ao revelar que também teve câncer de mama. O tumor foi descoberto com um autoexame enquanto tomava banho.

Leia também:Preta Gil dá detalhes inéditos sobre o fim de seu casamento: 'Uma das dores mais profundas'

Preta Gil revela que vai usar bolsa de colostomia após cirurgia

A cantora Preta Gil participou do programa Mais Você, da Globo, nesta terça-feira, 6, para falar sobre a nova fase de sua vida. Ela está em tratamento contra um câncer no intestino e já passou por sessões de quimioterapia e radioterapia. Agora, a estrela contou que o próximo passo é a cirurgia para remover o tumor. Com isso, ela precisará usar uma bolsa de colostomia enquanto se recupera do procedimento.

Na entrevista, ela contou que tenta olhar para o desafio de usar a bolsa com otimismo. “Em agosto, eu volto para fazer uma cirurgia para retirar o tumor e com a esperança de que a radioterapia tenha diminuído o tumor. Eu vou passar pelo período que é a outra fase. Vou ter que usar uma bolsa de colostomia. A gente tem muito esses monstros de 'ai meu deus a bolsa'. Mas os médicos mostram como é e dizem que vou tirar depois de um tempo. A gente tem uma solução, tem que ter um otimismo”, declarou.

Além disso, a cantora contou que já teve conversas sobre os desafios da vida e da morte com o pai, o cantor Gilberto Gil, e passou a ressignificar o assunto. “Eu tenho um pai que fala sobre isso [a morte] em várias canções. Ele vai fazer 81 anos no mês que vem. E o meu pai conversa muito comigo sobre isso. Quando a gente passa pelos problemas, a gente vê a finitude. Quando eu voltei da septicemia, eu só vi depois a gravidade do que eu tive. Os médicos falaram que me reanimaram, me trouxeram de volta, Deus me deu uma segunda chance. Eu ressignifiquei muito a minha existência. Eu tenho certeza de que vou me curar. Tenho muita confiança em Deus e nos médicos”, afirmou.

Preta Gil revela como descobriu o tumor

Ainda no programa Mais Você, Preta Gil revelou como descobriu o câncer no intestino e os sintomas que teve. "Tive prisão de ventre durante 10 dias e minhas fezes tinham muco, sangue e tinha um formato diferente. Uma coisa que eu queria falar é que nossas fezes dizem muito sobre nossa saúde. Eu achava normal, e quando ia ao banheiro, ela ficava achatada porque meu câncer é no reto e achatava na hora de sair", afirmou. 

E completou: "Tive picos de pressão alta, muita dor de cabeça e, quando fui internada, fui diagnosticada com cefaleia. Aí, um dia, estava indo ao banheiro, e vi algo escorrer pelas minhas pernas e era sangue, mas era pouco, era muito sangue. Com tudo aquilo, desmaiei, me levaram para o hospital às pressas e na primeira tomografia já apareceu o tumor. O meu câncer é relativamente grande, mas a parte maligna dele é um pólipo no meio de uma carne esponjosa".