Rei Charles III segue em tratamento contra um câncer e escolheu por gravar diretamente da Capela de Fitzrovia, no centro de Londres
Publicado em 23/12/2024, às 14h43
Nesta segunda-feira, 23, o rei Charles III quebrou um dos protocolos da realeza ao gravar a tradicional mensagem de Natal em uma capela ligada à comunidade médica, diferentemente de todos os anos em que as transmissões são feitas do Palácio de Buckingham ou de Windsor.
O monarca, que continua fazendo o seu tratamento de câncer, optou por gravar diretamente da Capela de Fitzrovia, no centro de Londres, que fez parte de um hospital antes de ser demolido em 1924.
O Palácio de Buckingham confirmou o local: "Neste ano, o Discurso Natalino do Rei foi filmado na Capela de Fitzrovia, em Londres, que antigamente fez parte do Middlesex Hospital. Agora, se trata de um espaço para reflexão, descoberta e celebrações silenciosas, conectando diversas comunidades de todas as religiões, ou até mesmo as sem religião. Em 1928, o avô de Sua Majestade, o Rei George VI, fez parte da fundação do prédio", dizia o comunicado do Palácio de Buckingham via redes sociais oficiais da realeza.
Ver essa foto no Instagram
A nota ainda incluía detalhe a respeito da decoração. "A árvore de Natal em destaque foi doada ao Croydon BME Forum e ao projeto “Can You C Me?” do Macmillan Cancer Support, e será colocada no Royal Trinity Hospice, em Clapham, o hospital psiquiátrico mais antigo do Reino Unido".
A decisão de Charles marca a primeira vez em mais de uma década em que o discurso não foi gravado em propriedade oficial da realeza. A última mensagem filmada fora de uma residência da família foi em 2006, quando a Rainha Elizabeth II (1926-2022) gravou diretamente da Catedral de Southwark.
O Rei Charles III descobriu o câncer em janeiro de 2024. Ele passou por uma cirurgia sobre o aumento da próstata em um hospital de Londres, na Inglaterra. Durante a internação, os médicos descobriram um câncer no monarca. Com isso, ele iniciou o tratamento em 5 de fevereiro de 2024.
Na época, ele cancelou todos os seus compromissos para cuidar da saúde e só retomou sua agenda de trabalho em abril.