A escolha de uma única cor, aliada à textura e iluminação, cria um cenário moderno e elegante em festas de casamento. Veja as dicas de uma decoradora e inspire-se!
O efeito de uma decoração monocromática numa festa pode ser bastante cenográfico. E lindo! Perfeita para casamentos mais modernos, a escolha de uma única cor é arrojada e, quando bem feita, impactante no melhor dos sentidos. “Trata-se de uma opção ousada, de noivas de forte personalidade, que desejam uma cenografia única e marcante”, diz a decoradora Renata Chapchap.
Muitas vezes, o medo de errar acaba levando em direção às cores neutras ou que ofereçam menos risco, como o amarelo e o branco. “Mas todas as cores podem ser usadas sozinhas, desde que o conceito da decoração seja bem elaborado”, alerta Renata. “A monocromia funciona bem quando trabalhada em relação aos outros elementos decorativos: texturas diferentes nas flores e nos tecidos que revestem o mobiliário e as paredes proporcionam equilíbrio ao projeto. E o maior "truque" é o projeto de iluminação, que confere magia ao cenário e faz toda a diferença”.
Texturas, degradês e luzes são, portanto, a chave do sucesso para um décor monocromático e não monótono. “Trabalhar uma única cor na cenografia de uma festa é bastante desafiador porque exige muito cuidado na escolha dos elementos decorativos”, diz Renata. O único alerta para as noivas que gostam da ideia é separar uma fatia maior do orçamento para as flores. “Normalmente, um projeto desse porte exige um volume maior delas do que uma decoração tradicional”, completa. Mas o resultado vai ser de encher os olhos!
Por Camila Carvas