Gaten Matarazzo sofre de displasia cleidocraniana, que prejudica o desenvolvimento dos ossos do crânio e a clavícula da criança
O ator Gaten Matarazzo, de 14 anos, conquistou todo mundo com seu sorriso na série Stranger Things, do Netflix, mas o que pouca gente sabe é que ele sofre de uma doença rara chamada displasia cleidocraniana. "Existe uma chance em um milhão de você ter isso. Na maioria das vezes você pega dos seus pais, e aconteceu comigo", contou o jovem à revista People.
A doença afeta o desenvolvimento dos ossos do crânio e da clavícula, o que pode ter diferentes efeitos estéticos - desde o aumento no tamanho da testa, olhos muito separados, ombros estreitos ou muito flexíveis e o crescimento atrasado dos dentes. "Tenho um caso mais leve, então não me afeta tanto, mas pode ser uma condição bem difícil de se ter", falou Gaten, que precisou passar por uma série de cirurgias na boca durante a infância.
O ator acha divertido conseguir fazer os ombros se encontrarem no meio das costas. "As pessoas dizem 'bem, você pode fazer essas coisas legais com seus ombros'. Essa parte até que é legal", declarou Gaten, que também fica feliz de poder ser uma inspiração para as outras crianças que sofrem da mesma doença: "O retorno está muito bom. Muitas pessoas estão me mandando mensagens dizendo 'você fez eu me sentir melhor em relação a mim mesmo, já que você pode mostrar que tem a doença na TV e abraçar a causa'. Eu sinto que estou aumentando conscientização sobre isso, o que faz eu me sentir bem".