Logo após acordar, antes de passar maquiagem, a sul-coreana Alice Bang Seo Hyun, de 25 anos, usa cinco produtos de beleza. À noite, depois de lavar o rosto, aplica mais sete ou oito cosméticos. E a rotina não é exclusiva dela. Asiáticas usam de 10 a 20 cosméticos de cuidado com a pele diariamente. Não é à toa que gastaram cerca de U$ 8,7 bilhões em 2012 com produtos de beleza, incluindo alguns dos mais caros do mundo.“Sendo coreana, você já nasce interessada em cosméticos. É algo que a mãe ensina para a filha. O cuidado com a pele está inserido no nosso estilo de vida”, diz Alice, dona da W2Beauty, loja on-line de produtos de beleza.
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Ter uma pele impecável é um desejo da população sul-coreana, inclusive da masculina, porque significa ser competitivo no mercado de trabalho e mais atraente para o sexo oposto. O jogador de futebol Ahn Jung-Hwan ajudou a inserir a rotina de beleza na vida dos homens coreanos. Em 2002, na Copa do Mundo realizada na Ásia, Jung-Hwan tornou-se o rosto de uma tendência chamada “Flower Men” (Homens Flores, em tradução livre), que representa um grupo de homens de pele lisa e bonita que ama cuidar da beleza. “A Coreia é disparado o maior mercado de cosméticos masculinos do mundo. Há de tudo, até maquiagem”, diz Pedro Atahyde, responsável pelo blog East to West Skin Care, que fala sobre cosméticos asiáticos. No ano passado, os consumidores masculinos de produtos de beleza no país gastaram U$ 565 milhões, de acordo com o instituto de pesquisa Euromonitor International.
Na Coreia do Sul, o BB Cream é um item indispensável porque une propriedades de tratamento – como fator de proteção solar – com maquiagem, já que oferece cobertura leve para uniformizar o tom da pele – que, na Coreia, precisa ser bem branquinha. O produto começou a ser produzido pela indústria asiática – principalmente coreana e japonesa – a partir da obsessão feminina pela pele perfeita. Com adaptações, o BB Cream passou a ser feito no mundo inteiro. “Conheci o BB Cream em uma viagem à Coreia e, quando voltei aos Estados Unidos, pensei: ‘precisamos ter o produto aqui’. Então, com uma fórmula e tons diferentes, adaptamos o cosmético para a mulher americana”, afirma Davis Factor, fundador da Smashbox Cosmetics e bisneto de Max Factor, o inventor do conceito de maquiagem no século 20. Daí surgiram também o CC Cream e o DD Cream, que têm até efeito bronzeador.
A ascensão do mercado asiático de cosméticos ajudou a massificar o hábito de cuidar da pele dentro e fora da Coreia do Sul. “Viajei pela Ásia e, quando falava que era coreana, as pessoas me perguntavam sobre os produtos de beleza. Ficou claro que elas gostariam de testar os nossos cosméticos e não podiam, pois não estavam disponíveis. Foi quando decidi criar a W2Beauty”, diz Alice. Para se ter ideia da demanda, uma pesquisa do Visit Korea Committee aponta que 32% dos turistas do país desejam comprar cosméticos por lá.
A razão do interesse, segundo o Pedro Atahyde, é a variedade. “Lá, existem muito mais cosméticos do que no Ocidente. As linhas sul-coreanas são extensas e oferecem texturas inusitadas, como sabonetes em pó”, diz. Além de prometerem uma pele macia e uniforme, os cosméticos coreanos proporcionam experiências inusitadas com matérias-primas como caracol e argila vulcânica da Ilha de Jeju.
A maquiagem, curiosamente, é coadjuvante na rotina de beleza da sul-coreana. No livro Go Hyun- Jung’s Texture, de 2011, a atriz Go Hyun Jung, então com 40 anos, detalha o passo a passo de sua maquiagem. Para conseguir um aspecto natural, ela aplica base apenas abaixo dos olhos. Nos lábios, somente um batom ou gloss. E nos olhos, delineador e máscara de cílios sobre uma camada leve de pó. “Ir de ‘cara limpa’ ao trabalho pode parecer falta de profissionalismo. Mas a ideia é ter apenas uma aparência jovial e fresca. Para nós, é sinal de saúde e beleza”, afirma Alice. Por isso, quase não é possível notar a presença de base, corretivo ou batom nas mulheres.
E se a vaidade da população tornou a Coreia do Sul uma referência em cosméticos e cuidados com a pele, o culto à beleza fez o país receber mais um título simbólico: capital mundial da cirurgia plástica. “Uma grande porcentagem de coreanos entre 18 e 30 anos fizeram cirurgias plásticas. Em algumas partes de Seul, o número pode superar 75%”, diz David H. Song, cirurgião plástico chefe da Universidade de Chicago. Desde que uma candidata à coroa de Miss Coreia fez uma plástica improvisada no banheiro do local da competição, a tendência ganhou o noticiário mundial. “Os procedimentos mais comuns são realizados na pálpebra, para deixar o olho mais arredondado, e no nariz e na mandíbula, para que o rosto fique menos quadrado e com formato V”, conta o médico. Prova de que uma aparência perfeita realmente é prioridade número um entre os asiáticos.
Quatro segredos de beleza das sul-coreanas
A Coreia do Sul é modelo quando o assunto é saúde da pele. Conheça alguns hábitos das asiáticas que você pode incluir na sua rotina, com dicas da dermatologista Gabriela Casabona:
Limpar
Lavar o rosto é um ritual que pode durar até 20 minutos para as coreanas: primeiro com água quente e depois com água fria para fechar os poros. “Não é preciso todo esse tempo. Mas use um sabonete específico para o tipo de pele e um produto para tonificar e
equilibrar o PH”, diz a dermatologista.
Proteger
As coreanas não saem de casa sem filtro solar com alto fator de proteção. “Ele é um dos principais cosméticos de prevenção contra o envelhecimento e câncer de pele. Escolha um que também seja base, para aumentar a proteção”, diz a dermatologista.
Hidratar
Para estar saudável, a pele precisa ser hidratada e os hábitos alimentares são tão importantes quanto os cosméticos. “Beber muita água e comer frutas e verduras com antioxidantes naturais ajudam a eliminar os radicais livres e, por isso, combatem o envelhecimento”, afirma Gabriela.
Alongar
As coreanas dizem ‘ma-me-mi-momu’ dez vezes todo dia para exercitar a face e suavizar linhas de expressão. “Mas um sorriso pode ser mais eficaz que o método das asiáticas. Dê um sorriso e só relaxe o rosto depois de cinco segundos”, ensina Gabriela.
Veja dicas e cosméticos e saiba onde comprar:
1. SHOP AT KOREA (www.shopatkorea.com): Oferece produtos asiáticos dificilmente encontrados no Ocidente.
2. YOUNIC (www.facebook.com/pages/Younic/347108335411697): E-commerce brasileiro dedicado aos cosméticos asiáticos. Tudo é testado pelas donas do projeto.
3. KOREAN SHOPPING SERVICE (www.koreanshoppingservice.com): O site permite que se escolha a loja onde se vai comprar. Entrega no Brasil.
4. VANIA IMPORTS (vaniaimports.blogspot.com.br): No endereço eletrônico, há sempre novidades e é possível fazer encomendas de cosméticos coreanos.