A 85ª edição do Oscar aconteceu na noite deste domingo, 24, em Los Angeles (Estados Unidos)
Não houve um vencedor absoluto da 85ª edição do Oscar, que aconteceu neste domingo, 24, em Los Angeles (Estados Unidos). Dirigido por Ben Affleck (40), o longa Argo acabou a noite com as estatuetas de Melhor Filme - prêmio anunciado pela primeira-dama norte-americana Michelle Obama (49), direto da Casa Branca -, Edição e Roteiro Adaptado. Mas As Aventuras de Pi levou mais torféus, quatro - Fotografia, Efeitos Visuais, Trilha Sonora e Diretor para Ang Lee (58), categoria na qual a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood se "esqueceu" de indicar Affleck.
"Quinze anos atrás eu estava aqui diante de vocês e era uma criança. Não pensei que fosse voltar. E hoje estou aqui novamente", disse Affleck, ao receber o prêmio de filme do ano, ao relembrar o Oscar que dividiu com Matt Damon (42) em 1998 por Gênio Indomável.
Assim como Argo, o musical Os Miseráveis terminou com três estatuetas: a de Melhor Atriz Coadjuvante, para Anne Hathaway (30), e Melhor Maquiagem e Cabelo e Mixagem. Foi o primeiro Oscar da carreira de Anne. "Espero que um dia os problemas e as tristezas de Fantine [personagem dela no filme] só estejam na história, e não na vida de ninguém", afirmou a atriz no discurso.
Recordista em indicações este ano - ao todo foram 12 - o filme Lincoln, dirigido por Steven Spielberg (66) e que conta a história do ex-presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln (1809-1865) durante a Guerra de Secessão, saiu do Oscar com apenas dois troféus - de Melhor Ator, para Daniel Day-Lewis (55), que dedicou o prêmio à mãe, e Direção de Arte.
O longa 007 - Operação Skyfall levou as estatuetas de Melhor Canção, para Adele (24) - que se apresentou na premiação e chorou ao receber o Oscar -, e Edição de Som (dividido com A Hora Mais Escura). Django Livre ficou com os prêmios de Melhor Roteiro Original, para Quentin Tarantino (49) e Melhor Ator Coadjuvante, para Christoph Waltz (56). Jennifer Lawrence (22) conquistou para O Lado Bom da Vida o único Oscar do filme, de Melhor Atriz. Ela tropeçou no vestido e caiu ao se dirigir ao palco para buscar a estatueta.
Apresentada pelo humorista Seth MacFarlane (39), a cerimônia de entrega do Oscar deste ano contou com uma homenagem aos filmes musicais. Catherine Zeta-Jones (43) cantou All That Jazz, de Chicago (2003); Jennifer Hudson (31) interpretou And I'm Telling You I'm Not Going, de Dreamgirls (2006); Hugh Jackman (44), Hathaway e outros atores do elenco de Os Miseráveis cantaram I Dreamed A Dream.
Veja a lista completa dos vencedores:
Ator Coadjuvante
Christoph Waltz (Django Livre)
Curta de Animação
Paperman
Filme de Animação
Valente
Fotografia
As Aventuras de Pi
Efeitos Visuais
As Aventuras de Pi
Firgurino
Anna Karenina
Maquiagem e Cabelo
Os Miseráveis
Curta-Metragem
Curfew
Documentário de Curta-Metragem
Inocente
Documentário
Searching for Sugar Man
Filme Estrangeiro
Amor
Mixagem
Os Miseráveis
Edição de Som
A Hora Mais Escura
007 - Operação Skyfall
Atriz Coadjuvante
Anne Hathaway (Os Miseráveis)
Edição
Argo
Direção de Arte
Lincoln
Trilha Sonora
As Aventuras de Pi
Canção
Skyfall (007 - Operação Skyfall)
Roteiro Adaptado
Argo
Roteiro Original
Django Livre
Diretor
Ang Lee (As Aventuras de Pi)
Atriz
Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida)
Ator
Daniel Day-Lewis (Lincoln)
Filme
Argo