CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Big Brother / ENTREVISTA

Vício de Yasmin Brunet pode prejudicá-la no BBB 24; entenda

Em conversa com a CARAS Brasil, psicólogo ressalta a nocividade do cigarro eletrônico e explica como a abstinência pode afetar Yasmin Brunet no BBB

Mariana Arrudas
por Mariana Arrudas
[email protected]

Publicado em 12/01/2024, às 11h10 - Atualizado em 13/01/2024, às 11h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Yasmin Brunet, participante do grupo Camarote do BBB 24 - Foto: Reprodução/Globo
Yasmin Brunet, participante do grupo Camarote do BBB 24 - Foto: Reprodução/Globo

Yasmin Brunet (35) surpreendeu os telespectadores ao desabafar sobre estar passando por uma espécie de abstinência pela falta de seu cigarro eletrônico. Também chamado de vape, o dispositivo pode desenvolver vício —o que prejudica a estadia da modelo no BBB.

De acordo com o psicólogo Alexander Bez, os cigarros eletrônicos contêm diversas substâncias tóxicas, sendo considerados até mais nocivos ao organismo do que o tabaco ou nicotina. Ele explica que a abstinência da sister do BBB é real, já que o vape contém componentes viciantes.

Para ele, além dos perigos à saúde, ainda há a ideia de que o cigarro eletrônico é menos nocivo, o que não é real. O especialista explica que a pressão social para fumar o vape também impulsiona o problema, afetando negativamente a saúde mental.

Leia também: Participantes do BBB já receberam bronca e proibição depois de causarem com vício; relembre

"Após uma semana sem fumar, começam a surgir os efeitos colaterais da abstinência, e a pessoa experimenta sintomas", explica, em entrevista à CARAS Brasil. "Após duas semanas, o organismo percebe melhor os sabores; após um mês, a pessoa pode se sentir psicologicamente cansada, mas seu organismo está mais fortalecido para combater infecções."

O especialista acrescenta que os principais sintomas da abstinência são alterações de humor; compensação emocional; dificuldade de adaptação; dificuldade de concentração; dificuldade de socialização; irritabilidade; alterações significativas de humor; tremedeira; insônia; cefaleia; e dificuldades conjugais e sexuais.

Os sintomas costumam dificultar a convivência, o que é um ponto central para o reality show. Ainda de acordo com o psicólogo, a psicoterapia e terapias ocupacionais podem ajudar neste período, bem como evitar ambientes com pessoas fumando, reduzir o contato com fumantes e também praticar exercícios físicos.

"Adotar um cachorro [também] pode ser benéfico, proporcionando paz à pessoa", acrescenta o psicólogo. "O início é desafiador, mas o mais importante é a vontade da pessoa em abandonar o vício", completa Alexander.

CONFIRA FOTO DE YASMIN BRUNET, PARTICIPANTE DO GRUPO CAMAROTE DO BBB 24: