Transplante de Faustão foi realizado na tarde deste domingo, 27, em São Paulo
O apresentador Fausto Silva, o Faustão, foi operado para receber um novo coração na tarde deste domingo, 27. A cirurgia foi coordenada por dois profissionais de elite do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
A cirurgia durou duas horas e meia e foi coordenada pelos médicos Fernando Bacal eMiguel Cedoroglo Neto. Os dois coordenaram a equipe que implantou um coração no apresentador de 73 anos que estava na fila de espera pelo órgão.
FERNANDO BACAL: É um dos principais cardiologistas do país. Com Doutorado em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1999) e Livre Docência em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2005), ele atualmente é Diretor da Unidade Clínica de Transplante Cardíaco do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Professor de Medicina Interna da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.
MIGUEL CENDOROGLO NETO: É doutor em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1993). Fez seu pós-doutoramento no New England Medical Center, Universidade de Tufts em Boston de (2005 a 2007). Atualmente é professor associado, livre-docente da Universidade Federal de São Paulo, em licença não-remunerada. Atualmente, é diretor superintendente e diretor técnico do Hospital Israelita Albert Einstein, cargo que ocupa desde 2010.
De acordo com o primeiro comunicado médico, o procedimento foi um sucesso. Faustão deverá ficar em observação nas próximas horas, quando será possível avaliar o sucesso do transplante. Ele é assistido pela equipe médica.
Leia também:Conheça os médicos que estão cuidando de Faustão em internação
"O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30. O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição", diz o comunicado publicado pela Folha de S. Paulo.