CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Bem-estar e Saúde / SAIBA MAIS

Médica explica diagnóstico do cantor Netinho, internado para tratar câncer: 'Forma desordenada'

Em entrevista à CARAS Brasil, a cirurgiã vascular Aline Lamaita explica o câncer no sistema linfático, que atinge o cantor Netinho

Dra. Aline Lamaita
por Dra. Aline Lamaita

Publicado em 04/04/2025, às 10h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O cantor Netinho - Foto: Reprodução/Instagram @netinhooficialbrasileiro
O cantor Netinho - Foto: Reprodução/Instagram @netinhooficialbrasileiro

O cantor Netinho (58) voltou a falar sobre seu tratamento contra o diagnóstico de câncer no sistema linfático nesta quinta-feira, 3. Internado em um hospital em Salvador, o músico conta que iniciou a segunda fase da quimioterapia.

Em entrevista à CARAS Brasil, a cirurgiã vascular Aline Lamaita explica que o câncer que acomete o cantor Netinho é chamado de linfoma. "Ele acontece quando as células do sistema linfático, que fazem parte da nossa defesa natural contra infecções, começam a se multiplicar de forma desordenada."

A especialista diz que o sistema inclui os linfonodos, que também são chamados de gânglios, o baço, a medula óssea e outros órgãos que filtram impurezas e combatem micro-organismos. "Quando algo foge do controle, essas células podem formar tumores em regiões como pescoço, axilas ou virilha, e é aí que geralmente surgem os primeiros sinais."

Leia também: Netinho detalha nova fase de seu tratamento contra o câncer: 'Positividade'

"Existem dois tipos principais: o linfoma de Hodgkin, mais raro e com ótimos índices de cura, e o linfoma não-Hodgkin, mais comum e com diversos subtipos, alguns de comportamento mais lento e outros mais agressivos", completa a médica.

Netinho está internado desde a última segunda-feira, 31, no Hospital Aliança Star, em Salvador. Através de seu perfil do Instagram, ele tem compartilhado vídeos detalhando o tratamento, a fim de desmistificar o processo e também contar os efeitos colaterais que tem enfrentado.

"Estou na segunda fase e gostaria hoje de contar que quando eu vim fazer a primeira terapia, eu vim com um pouco de medo, porque o nome quimioterapia espanta muita gente. Eu mesmo não sabia o que era. Achei que era uma coisa muito invasiva, que ia cortar meu corpo. Não entendi muito bem", explicou ele, em um vídeo compartilhado na quarta-feira, 2.

"E quando instalaram a quimioterapia, eu perguntei: 'E a quimioterapia vai começar que horas? 'Já começou, Netinho'. Então, gente, não tenha medo, vocês que estão passando por isso ou podem vir a passar no futuro. Venham com a mente calma, tranquila, positiva, porque a quimioterapia, apesar de ser um processo muito forte e afeta o corpo todo, a reação não é igual para todas as pessoa."

Leia mais em: Em tratamento contra o câncer, cantor Netinho fala sobre rumores: 'É mentira'

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DO CANTOR NETINHO EM SEU PERFIL DO INSTAGRAM: