Na terça-feira, 10, rodaram o mundo fotos de Barack Obama que tiveram grande repercussão nas redes sociais. Em uma delas, o presidente dos Estados Unidos posava para um selfie ao lado do primeiro-ministro inglês David Cameron e de Helle Thorning-Schmidt, primeira-ministra da Dinamarca, durante o memorial em homenagem a Nelson Mandela em em Johannesburgo.
+ Obama tira fotos selfies com políticos em funeral
Outras imagens mostravam a mulher do presidente, Michelle Obama, com expressão carrancuda. Foi o que bastou para que diversos sites cravassem a informação de que Michelle estaria enciumada com o bate-papo do marido com a primeira-ministra.
Em post publicado no blog dos correspondentes da agência de imagens AFP, o fotógrafo Robert Schmidt explica que a história, embora pareça divertida, não é verdadeira. "Quando tirei esta foto, a cerimônia já estava ocorrendo há mais de duas horas. Obama tinha discursado há poucos minutos e o clima no estádio era de celebração pela memória de Mandela. Ao meu redor, sul-africanos estavam dançando, cantando e sorrindo em homenagem ao líder morto”, explicou.
"De repente, a primeira-ministra tirou seu celular e fez uma foto sorrindo, ao lado de Obama e de Cameron. A atmosfera não era nem um pouco mórbida. Eu não vi nada de chocante na minha foto, sendo o presidente dos Estados Unidos ou não. Nós estávamos na África", completou.
"Mais tarde, eu li nas redes sociais que Michelle parecia bastante irritada ao ver a primeira-ministra tirar a foto. Mas fotos podem mentir. Na realidade, apenas alguns segundos antes, a primeira-dama também estava sorrindo e brincando, com Cameron e Thorning-Schmidt incluídos. Seu olhar severo foi capturado por acaso", afirmou o fotógrafo.
"Tirei as fotos de maneira espontânea, sem pensar sobre o impacto que elas poderiam ter. Quando fiz as fotos, achava que eram apenas líderes agindo como seres humanos, como eu e você. Eu duvido que alguém poderia se manter totalmente sério durante toda a cerimônia, enquanto milhares de pessoas estavam comemorando no estádio. Para mim, o comportamento desses líderes tirando um selfie me parece perfeitamente natural. É interessante ver políticos em momentos humanos, porque eles normalmente aparecem em ambientes controlados", finalizou.
Entenda o caso
As imagens polêmicas circularam nas redes socias e geraram uma onda de críticas a Obama, no que muitos consideraram uma atitude desrespeitosa. "Fica difícil acreditar na seriedade dos sentimentos e do discurso de Obama se ele se dedica a fazer selfies durante um funeral", afirmou um internauta.
Obama, o primeiro presidente negro dos EUA, fez um discurso em homenagem a Mandela, a quem chamou de 'gigante da história'. "É difícil elogiar qualquer pessoa...e é ainda mais difícil fazer isso com um gigante da história, que levou uma nação em direção à justiça", declarou. "Nada do que ele conquistou foi inevitável. No arco de sua vida, vemos um homem que ganhou seu lugar na história através de luta e astúcia, persistência e fé", disse o político.
O presidente americano voou 16 horas para a cerimônia e disse que ele e Michelle foram beneficiados pela luta de Mandela. "Não estou à altura de 'Madiba', mas ele me faz querer ser um homem melhor", declarou. "Que Deus abençoe Nelson Mandela, que Deus abençoe a África do Sul", disse.
Selfies at funerals. pic.twitter.com/udkba5EHmN
— Alex Abad-Santos (@alex_abads) 10 dezembro 2013