Na Colômbia gravando a série 'Narcos', o ator fala sobre sua boa fase profissional e pessoal em entrevista
Há 18 meses, André Mattos (52) decidiu enfrentar a luta contra a balança e ir atrás de qualidade de vida. "Iniciei um processo de reeducação alimentar aliada a uma rotina de exercícios físicos", conta ele à CARAS Digital. O ator passou a fazer caminhadas, alongamento, natação e meditação transcendental para ajudar no processo. Tudo isso diariamente.
André, que desde os 27 anos estava acima dos três dígitos da balança, procurou ajuda de profissionais para conseguir emagrecer. "O alongamento fiz com o professor Jean Marie e a prática de meditação transcendental com o professor Klebér Tani. Eles foram muito importantes neste processo", diz. O resultado foi 53kg a menos na balança. "Não perdi nada, ganhei qualidade de vida", comemora.
Atualmente, André segue uma dieta baseada em verduras, legumes, frutas e quase nenhuma proteína de origem animal. Apenas uma vez por semana, ele permite-se comer o que quiser. Quanto às atividades físicas, o ator já tinha gosto por esportes. Pouca gente sabe, mas André é formado em Educação Física pela Universidade Gama Filho.
"Ganhar qualidade de vida é maravilhoso em todos os sentidos! Tudo melhorou na minha vida", conta ele, que desconsiderou recorrer à cirurgia para emagrecer. "Não fiz cirurgia bariátrica, embora reconheça que para algumas pessoas o resultado é positivo", comenta.
O resultado desta transformação surpreendeu os telespectadores da minissérie Plano Alto, da Record, onde ele interpreta o deputado Luis Siqueira, o Papudo. "Fico muito feliz em participar deste projeto da Record que trás à reflexão um tema tão atual e importante para o momento político de nosso país. As eleições se aproximam e a forma que temos de mudar as coisas é, principalmente, através do voto consciente. Se resolvermos o problema da fome e da educação estaremos dando um grande passo para nos tornarmos uma grande nação", diz o ator, contratado pela emissora desde 2005.
Grande momento
André também estará nos cinemas com três filmes ainda neste ano: a produção norte-americana Pelé, de Mike Zimbalist e Jeff Zimbalist, a comédia brasileira Caras de Pau, e Jeitosinha, de Johil Carvalho e Sérgio Lacerda. Para completar a boa fase, atualmente o ator está na Colômbia gravando a série Narcos para o Netflix, com direção de José Padilha e Wagner Moura no elenco.
"Estou vivendo um grande momento na minha vida!", comemora. "É uma honra estar nesta equipe e trabalhar com a Netflix que é a principal rede de televisão do mundo na internet", fala.
A série é baseada na vida de Pablo Escobar e retrata a expansão das drogas e dos cartéis de cocaína pelo mundo. "Sabemos que este é um assunto muito delicado para os colombianos, mas não há nada que irá mudar a verdadeira história de Pablo Escobar e traficantes na Colômbia", diz. "É uma série para todos que gostem de um bom roteiro, sofisticado e com muita ação, e Padilha sabe filmar ação como ninguém".
André interpreta Jorge Ochoa, um dos fundadores do Cartel de Medellín. "Ele vem de uma família muito conhecida, rica e vivia da criação de cavalos e contrabando até que descobriu o tráfico de cocaína como um negócio muito lucrativo. A série é toda falada em inglês e espanhol", fala.
Narcos estreia em 2015. Mas o ator já pensa em novos projetos. "Pretendo dirigir e produzir cinema, especialmente com minhas filhas que são atrizes e realizadoras. Uma delas acaba de ter seu filme selecionado para A Mostra Nova Geração do Festival do Rio 2014 e a outra está em cartaz no Teatro Tablado, onde sou Professor de Teatro", conta.