O funeral da Rainha Elizabeth II acontecerá mais de 10 dias após a morte dela
Neste sábado, 10, a realeza britânica anunciou a data do funeral da Rainha Elizabeth II, que faleceu no dia 8 de setembro, aos 96 anos. O comunicado oficial afirmou que o funeral acontecerá no dia 19 de setembro, às 11h – horário local –, na Abadia de Westminster, em Londres, Inglaterra.
Antes do funeral, o corpo dela será velado por quatro dias no Westminster Hall e o público poderá passar por lá para se despedir da monarca.
O comunicado ainda informou que o corpo da rainha está no salão de baile do Castelo de Balmoral neste sábado, 10, e será levado para Edimburgo na manhã de domingo, 11, até o Palácio de Holyroodhouse, onde ficará até o dia 12 de setembro.
Na sequência, o cortejo seguirá para a Catedral de St Giles, em Edimburgo, para que o povo da Escócia possa se despedir. Então, o caixão seguirá de avião para Londres e acompanhado pela princesa Anne. De carro, o caixão deve chegar no Palácio de Buckingham e o caixão será colocado no Bow Room.
No dia 14 de setembro, o corpo da rainha será levado de carruagem até o Palácio de Westminster, onde deverá ficar até a manhã do funeral. Então, o caixão seguirá em procissão até a Abadia de Westminster para o funeral. Por fim, o caixão será levado para a Capela de St. George, no Castelo de Windsor, para a última despedida.