Com base no código de conduta real, o Palácio de Buckingham negou o uso da imagem da Rainha Elizabeth II em anúncios da peça 'The Audience'. Um dos produtores acusa a realeza de censura
The Audience é uma peça sobre os encontros semanais de Elizabeth II (86) com os primeiros ministros e traz novamente Helen Mirren (67) como protagonista. Embora retrate a história da rainha de maneira positiva, a produção foi proibida de usar a imagem de Elizabeth em suas peças publicitárias. A decisão foi tomada pelo Palácio de Buckingham baseada no código de conduta real.
Matthew Byam Shaw, um dos produtores da peça, disse: "Nós queríamos usar a imagem para mostrar a incrível constância da rainha no meio de tantas mudanças durante seu reinado - uma imagem que representa toda a tradição da segunda era elizabetana. Fiquei perplexo quando disseram que não poderíamos usar a imagem da rainha, especialmente porque não pretendemos usá-la de forma negativa, difamatória, muito pelo contrário. Isso é censura", alegou.
Um porta-voz oficial do Palácio de Buckingham Palace declarou por sua vez: "Pedimos a companhias para não usar a imagem da rainha em material publicitário ou promocional. Sentimos que o retrato da rainha nesta peça rompia com o nosso código e sugerimos que usassem uma outra imagem. Não teve nada a ver com a peça em si".