CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Música / Memória

Qual é a origem do apelido de Caçulinha? Entenda de onde veio o nome do maestro

O maestro Caçulinha faleceu nesta segunda-feira, 5, aos 86 anos. Você sabia que o apelido dele tem uma origem inusitada? Conheça

por Priscilla Comoti
[email protected]

Publicado em 05/08/2024, às 09h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Caçulinha - Foto: TV GLOBO / Zé Paulo Cardeal
Caçulinha - Foto: TV GLOBO / Zé Paulo Cardeal

O músico e maestro Rubens Antônio da Silva, o Caçulinha, faleceu nesta segunda-feira, 5, aos 86 anos de idade. Ele marcou gerações ao fazer parte da equipe musical do programa Domingão do Faustão, da Globo, ao longo de vários anos. Que tal relembrar de onde veio o apelido dele?

O apelido de Caçulinha não significa que ele era o mais novo da família. Na verdade, o nome veio de uma dupla sertaneja. O pai dele, Mariano da Silva, formou dupla com o irmão, Aparecido, ao longo de sua vida, que era chamada de Mariano e Caçula. Anos depois, Mariano formou a dupla com o filho, Rubens Antônio da Silva, e passou a chamá-la de Mariano e Caçulinha.

Com isso, o nome artístico que ganhou na dupla com o pai se tornou o seu apelido oficial. “Meu pai formava uma dupla com meu tio, Mariano e Caçula. Quando meu tio casou e foi morar no interior, eu o substituí e virei o Caçulinha”, disse ele ao Jornal O Globo.

O anúncio da morte de Caçulinha

A morte de Caçulinha foi anunciada na manhã desta segunda-feira, 5, por meio de um comunicado de sua família. Ele estava internado há cerca de dez dias no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, mas não resistiu às sequelas de um infarto. 

As informações foram divultadas pelo G1. Familiares informaram ao portal que o velório acontece na Capela do Cemitério São Paulo, em Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista, das 11 às 15h. Já o sepultamento será às 16h no mesmo local. 

"Uma vida de dedicação à música popular brasileira. O maestro, com ouvido absoluto, que tocou com os grandes artistas , gravou mais de 30 discos e divertiu muita gente por 60 anos na televisão, deixa um legado imenso de amor à arte", diz trecho do comunicado publicado no perfil do artista, nas redes sociais.