CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Moda / ENTREVISTA

Estilista Rafael Caetano revela pedido de Mauricio de Sousa para desfile no SPFW: 'Onde colocaremos?'

Em entrevista à CARAS Brasil, o estilista Rafael Caetano dá mais detalhes sobre sua coleção em homenagem ao cartunista Mauricio de Sousa

Mariana Arrudas
por Mariana Arrudas
[email protected]

Publicado em 19/10/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O estilista Rafael Caetano ao lado de Mauricio de Sousa e Mônica - Foto: Naur Cavalcante/Divulgação
O estilista Rafael Caetano ao lado de Mauricio de Sousa e Mônica - Foto: Naur Cavalcante/Divulgação

Rafael Caetano (30) escolheu Mauricio de Sousa (88), um de seus maiores ídolos, para ser o homenageado no desfile de sua marca homônima no 58º SPFW. Antes do evento, que acontece neste sábado, 19, o estilista teve um encontro emocionante com o cartunista, que aproveitou o momento para fazer um pedido especial.

O artista explica que, com a coleção, não pretende falar sobre a Turma da Mônica, mas sim, focar em seu criador —o que tornou o pedido de Mauricio de Sousa um desafio a ser cumprido. "Além de elogiar os desenhos, que eram todos esboços, ele pediu para que tivesse gibi. A pergunta é: Onde colocaremos os gibis, se eles não vão aparecer na roupa?", acrescenta, em entrevista à CARAS Brasil.

Apesar de estar encarando o maior desafio de sua vida, Caetano afirma que está com o coração tranquilo em relação ao seu trabalho. Ele conta que teve o apoio da Mauricio de Sousa Produções ao longo de todo o processo e que, mesmo tendo que lidar com o apagão que aconteceu em São Paulo no último final de semana, conseguiu manter os prazos de entrega das peças.

Leia também: Mauro Sousa sobre relação com seu pai, Mauricio de Sousa: 'Extremamente feliz'

Agora, o estilista não esconde a empolgação para poder prestar a homenagem ao cartunista, no desfile que acontecerá às 16h, no Pavilhão das Culturas Brasileiras (PACUBRA), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. "Prestar uma homenagem a alguém em vida é uma verdadeira dádiva."

Foto: Naur Cavalcante/Divulgação
Foto: Naur Cavalcante/Divulgação

Abaixo, Rafael Caetano dá mais detalhes sobre o processo de criação de sua nova coleção, recorda momentos do encontro emocionante com Mauricio de Sousa e ressalta a imortância de celebrar a cultura brasileira nas passarelas. Leia trechos editados da conversa.


Por que homenagear Mauricio de Sousa em sua nova coleção?
Queria falar sobre o desenho, uma das minhas maiores paixões. Para ilustrar essa história e tê-la como pano de fundo, usamos uma outra grande paixão minha: As criações de Mauricio de Sousa.

Houve algum desafio em passar as referências 'do gibi para a passarela', como você classificou o processo em seu Instagram?
Foi o maior desafio de toda a carreira. Não queríamos falar sobre a Turma da Mônica, mas sim sobre o criador da obra. Deixamos de lado muitas coisas incríveis para transpor uma coleção que dialogasse com o universo da Rafael Caetano. Apenas um personagem aparecerá na coleção : Horácio, alter ego no Mauricio. A imagem do dinossauro que por um momento foi escrito e desenhado apenas pelo cartunista, será representado a partir de um silk explodido em uma camisa e dos acessórios; colares e pingentes criados exclusivamente em parceria com a marca Griffo.

Como está o coração para o desfile?
Muito tranquilo e com uma sensação muito gostosa. Tivemos o apoio da Mauricio de Sousa Produções durante todo o processo de coleção. E a equipe está realizada com essa próxima coleção. Nem a falta de energia, no final de semana, que atrasou algumas demandas, tirou nosso entusiasmo. Tudo ficará pronto no prazo que calculamos.

Como foi encontrar com o Mauricio para contar sobre a homenagem?
Esse encontro foi, sem dúvidas, o momento mais emocionante de todos. Fomos recebidos com muito carinho pela equipe MSP e pelo Sr. Mauricio. A equipe e eu esperamos reviver essa emoção na passarela e no nosso backstage —único dia que vamos conseguir reunir 100% da equipe com a MSP e a família Mauricio de Sousa.

Foto: Naur Cavalcante/Divulgação
Foto: Naur Cavalcante/Divulgação

Qual a importância de celebrar essa parte tão rica da cultura brasileira nas passarelas?
Além de exaltar algo que é genuinamente nosso, prestar uma homenagem a alguém em vida é uma verdadeira dádiva. A passarela ainda é uma das maiores plataformas de divulgação do mercado de moda, poder juntar as duas coisas para somar forças e entregar um trabalho cuidadoso que narra a história da moda no Brasil é singular, sobretudo num momento pelo qual o país vem tentando expressar as suas características dentro deste segmento.

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE RAFAEL CAETANO EM SEU PERFIL DO INSTAGRAM: