A nova coleção demonstra uma reflexão elegante sobre a fluidez do tempo e do gênero, com um pé no passado e outro no futuro
Publicado em 28/03/2025, às 17h00
O desfile da coleção Fall 25 da grife Dior apresentado durante a Paris Fashion Week explorou uma narrativa que dialoga com a fluidez dos gêneros e a reinvenção do tempo, inspirada na obra Orlando, de Virginia Woolf (1882-1941).
A estilista italiana Maria Grazia Chiuri (61) fez um mergulho na ambiguidade temporal e de identidade que permeia o livro, traduzindo-a em uma coleção que oscila entre o masculino e o feminino, entre o clássico e o contemporâneo.
A estilista optou por uma abordagem visual que em muitos momentos nos lembra da estética promovida pelo estilista John Galliano (64) nos seus anos à frente da maison, mas com uma sensibilidade bem mais característica de sua linha criativa, pautada pela quietude, pelo romantismo delicado e pela excelência técnica.
A coleção apresentou muitas características do período elisabetano, quando Orlando, personagem da história que lhe serviu de referência, nasce e também de sua viagem no tempo ao longo de quatro séculos. Conjuntos rendados, peças que remetem a roupas de dormir extremamente românticas, golas-rufo, mangas bufantes, babados, jaquetas estruturadas que lembram fraques, capas, corsets e outras referências históricas interpretadas quase que de maneira literal.
Quase, pois Chiuri suavizou essas bases no passado com materiais mais fluidos, transparências nada modestas, comprimentos diminuídos, parcas esportivas e trench-coats amplos que traziam nuances de modernidade à coleção e evocam a transição entre o feminino e o masculino do personagem Orlando ao longo dos séculos.
A ousadia da coleção, no entanto, não chega a ser disruptiva. Apesar de ser um passo mais audacioso do que o de costume, Chiuri manteve uma abordagem mais contida, mas, ainda assim, a sua coleção demonstra uma reflexão elegante sobre a fluidez do tempo e do gênero, com um pé no passado e outro no futuro.
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