Para manter a saúde da pele durante as estações mais quentes do ano, é preciso ter cuidado antes e depois de se expor ao sol. Aplicar protetor solar diariamente e usar creme hidratante são algumas das medidas necessárias
Sol - com moderação - é sinônimo de saúde! Estimula a produção de vitamina D, ajuda o corpo a absorver o cálcio e sempre pode ser o pano de fundo para bons momentos. No entanto, os dias ensolarados exigem alguns cuidados. Caso contrário, ele deixa de ser mocinho e passa a ser vilão. A exposição excessiva aos raios solares pode provocar envelhecimento precoce, por causa do aumento da atividade dos radicais livres, manchas e até câncer de pele. Apesar de preocupantes, os problemas podem ser evitados sem que seja preciso fugir do sol.
Como a pele do rosto está bastante vulnerável à ação dos raios solares, merece atenção redobrada. O protetor deve ser usado todos os dias, sem exceção, inclusive em dias nublados e durante o inverno. Escolher o produto certo também é fundamental. “Para quem tem pele oleosa, por exemplo, o mais recomendado é o oil free (livre de óleo) ou em gel, aplicado a cada três horas”, aconselha a dermatologista Adriana Vilarinho. Cremes antioxidantes e águas termais para lavar o rosto também ajudam a minimizar os malefícios da exposição ao sol.
Mas é claro que o restante do corpo não pode ser esquecido. “O filtro solar precisa ser aplicado no rosto e no corpo, principalmente nas partes que ficam expostas, como braço e colo”, sugere a dermatologista. Os cuidados com a pele terminam à noite, com a aplicação de hidratantes corporais ricos em vitaminas.
E se as férias de verão incluem uma ida à praia ou à piscina, mais fatores de risco à saúde da pele precisam ser levados em consideração na hora de se proteger. “A água do mar, o cloro e o vento causam danos não só a pele do rosto e do corpo, mas também aos cabelos, que podem ficar mais ressecados e sem vida”, afirma Adriana. Nesse caso, reserve um espaço na bolsa para carregar, além de protetor solar FPS 15 ou 30 (ou o mais indicado para a sua pele conforme indicação de um profissional), um óculos de sol com proteção UV e um boné ou chapéu.
Seja para se bronzear ou apenas relaxar, quem gosta de tomar sol tem que ficar atento ao horário. “Evite o sol das 10 às 16 horas”, aconselha Adriana. Porém, se no meio da festa com os amigos ou dos momentos de descontração, você acabar se esquecendo do tempo e da proteção, existem maneiras de amenizar o incômodo. Mas, lembre-se que o ideal é que isso não aconteça! “Se a pele estiver ‘ardida’, é preciso usar substâncias calmantes, como chá verde e aloe vera. Em casos mais graves, dependendo do grau de queimadura, é preciso tomar medicação via oral”, diz a dermatologista.
Uma alimentação leve e balanceada aliada a ingestão de muito líquido também é indispensável no verão e ajuda a manter a saúde em dia. E o bem estar que ela causa se reflete na pele, que fica mais bonita e preparada para a temporada de sol e calor.