Orgulho nacional! Conheça Dora Varella, a skatista brasileira que se classificou para competir na final das Olimpíadas de 2024
Nesta terça-feira, 6, Dora Varella se classificou para a final do skate park nas Olimpíadas de 2024. Representando o Brasil, a skatista brasileira se destacou nas eliminatórias e agora competirá por uma medalha. No entanto, esse não é o primeiro feito importante da atleta, que já é destaque nacional no esporte com apenas 23 anos.
Apaixonada pelo skate, Dora começou a praticar o esporte ainda na infância, quando tinha apenas 10 anos, após ver seus primos brincando. Com o apoio da família, ela iniciou os treinos, descobriu seu talento e começou a conquistar títulos em campeonatos para esportistas amadores, como o Girls Vans Combi Pool Classic, nos Estados Unidos.
Quando completou 17 anos, Dora decidiu se dedicar totalmente ao skate e definiu o esporte como sua principal profissão. Com treinos intensos e muita dedicação, ela passou a competir profissionalmente e conquistou três títulos mundiais e dois pan-americanos. Além disso, está entre as 20 melhores do mundo pelo ranking mundial da World Skate.
Ver essa foto no Instagram
Nas Olimpíadas passadas em Tóquio, Varella ficou em sétimo lugar. Agora, ela intensificou seu treinamento e conseguiu se classificar para a final do skate park após ficar em oitavo lugar nas eliminatórias: “Queria muito ir para a minha segunda Olimpíada. Treinei muito para evoluir meu Skate”, contou a Confederação Brasileira de Skateboarding.
“Treinei para acompanhar esse nível do Skate feminino, que está crescendo muito. Vou dar o meu melhor. Podem ter certeza”, prometeu Dora, que também é destaque nas redes sociais e conta com 200 mil seguidores em seu Instagram. Além de atleta, ela também atua como influenciadora e modelo em diversas campanhas publicitárias.
Ver essa foto no Instagram
Vale lembrar que, na competição de skate street, Rayssa Leal foi o destaque brasileiro, conquistando a medalha de bronze. No entanto, ela não participa da competição de skate park, onde o destaque vai para Dora Varella. Essa modalidade é diferente, com mais obstáculos e um ambiente que não se assemelha ao urbano do street.
Na última terça-feira, 30, o Comitê Olímpico Internacional, o COI, se pronunciou sobre a possível punição para Rayssa Leal após um gesto proibido nas Olimpíadas de 2024. Em uma declaração ao UOL, o representante do órgão, Mark Adams, afirmou que ainda não tinha conhecimento sobre o caso, mas acredita que tudo não passou de um mal-entendido; entenda!