‘Quem já fez prova de pista sabe como é monótono ficar dando voltas e voltas no mesmo percurso, mas já estou acostumado’, disse o atleta Marílson dos Santos em entrevista exclusiva à CARAS Online
Um dos representantes do Brasil na maratona masculina dos Jogos Olímpicos de Londres, que acontece no próximo domingo, dia 12, o atleta Marílson dos Santos (35) revelou estar apreensivo com a competição, porém mostrou que se preparou bem para a prova na capital britânica.
“É normal estar ansioso, mas não pode estar ansioso nem de mais, nem de menos. Um pouco de ansiedade é bom, trabalhar a ansiedade faz parte do treino, da preparação. Enfim, estou confiante. Não existe nada sem sacrifício, tem de estar focado no objetivo”, disse à CARAS Online.
“Normalmente, eu faço treinamento em altitude, geralmente em Campos do Jordão (1.598 m). Antes de Londres, fiquei uns 30 dias na altitude. O preparo psicológico também é importante. Quem já fez prova de pista sabe como é monótono ficar dando voltas e voltas no mesmo percurso, mas já estou acostumado”, acrescentou.
Quando perguntado quais outras dificuldades espera encontrar durante a competição, ele explicou. “É imprevisível. Não tem como fazer uma tática antes, não se sabe o que pode acontecer. O ideal é estar pronto para qualquer situação e estar em um dia bom. A maratona pode começar lenta e acelerar no fim, como também pode ser rápida desde o início”.
Ao falar do desempenho e esforço dos outros atletas brasileiros que foram aos Jogos Olímpicos de Londres, ele declarou acreditar que todos buscam a perfeição no maior evento esportivo do planeta, representando o país da forma mais honrosa possível. “Acho que cada um tenta dar o seu melhor em Londres e representar o Brasil da melhor forma possível”, afirmou.
Franck Caldeira e Paulo Roberto também correrão a prova.