CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Esporte / Copa

Felipão e José Maria Marin mostram instalações da Granja Comari reformadas para a Copa

Em coquetel com a presença de presidentes de clubes e federações, Marin passou a chave simbólica da sede, com 149 000m², ao técnico da seleção

CARAS Publicado em 02/04/2014, às 11h52 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Felipão e José Maria Marin mostram as instalações reformadas para a Copa - César Alves E Rafael Ribeiro/Cbf
Felipão e José Maria Marin mostram as instalações reformadas para a Copa - César Alves E Rafael Ribeiro/Cbf

Se depender de infraestrutura e de conforto para os atletas na preparação para a Copa do Mundo, o Brasil já é campeão. Após 10 meses de obras e reformas nos cerca de 8 500m² de área construída do Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Futebol, em Teresópolis, região serrana do Rio, José Maria Marin (81), presidente da CBF, inaugurou a nova Granja Comary. “Estive aqui antes com o Felipão e o Parreira e eles me disseram que não havia lugar mais adequado para preparar a nossa Seleção. Só que as instalações estavam obsoletas, o que nos deixava com um grande desafio, o de botar tudo abaixo e começar do zero. Hoje, tenho o orgulho e o privilégio de entregar à comissão técnica e, sobretudo, aos jogadores a nova Granja Comary”, afirmou Marin, ao lado de sua elegante mulher, Neusa (75), de seu vice na CBF Marco Polo Del Nero (72) e de Arlei Rosa (37), prefeito de Teresópolis.

Em coquetel com a presença ainda de presidentes de clubes e federações, Marin passou a chave simbólica da sede, com total de 149 000m², ao técnico Luiz Felipe Scolari (65), que, a partir de 26 de maio, dá a largada nos treinamentos. “Além de privacidade e de segurança, a maneira como a gente pode receber os familiares, formar um grupo aqui é melhor do que dentro de um hotel. Temos tudo o que pretendíamos para dar tranquilidade aos atletas. E isso, provavelmente, vai se refletir dentro de campo. Portanto, quem tiver algo a cobrar, agora é da gente, porque já nos deram tudo o que precisávamos”, assegurou Felipão, acompanhado do auxiliar, Flávio Murtosa (63). Com 27 anos de história, o CT utilizado pelo Brasil na disputa de cinco mundiais, incluindo as conquistas de 1994 e 2002, ganhou melhoria em todas as instalações, campo com grama idêntica às utilizadas nas arenas da Copa, academia e departamento médico totalmente modernizados, além do Caminho das Águas, instalação em circuito com água rasa, corrente e fundo de pedras, com proposta diferenciada para tratamento de jogadores. Na área de alojamento, os 22 apartamentos duplos da antiga casa deram lugar a 30 suítes individuais e seis duplas, com TV de última geração. “Já viajei muito, vi inúmeras concentrações e posso dizer que essa é a melhor de todas. Além de infraestrutura eficiente para toda a delegação na parte médica, de treinamento, de fisiologia, de recuperação, traz muito conforto”, disse Carlos Alberto Parreira (71), coordenador técnico da Seleção.

Ao lado ainda de Alexandre Gallo (46), coordenador das categorias de base da CBF, de Reinaldo Bastos, VP da Federação Paulista de  Futebol, e dos membros da Comissão de Obras da nova Granja Comary, Carlos Eugênio Lopes, diretor jurídico da CBF, Antonio Osório Lopes da Costa, diretor de assuntos esportivos, Dino Gentille, diretor de patrimônio, e Julio Avelleda, secretário geral, José Maria Marin ressaltou a importância do feito a longo prazo. “É uma obra de todos nós, que amamos o futebol. Essa concentração ficará como legado para a preparação de todas as seleções de base que aqui se reunirão”, festejou o presidente da CBF.