Na Casa Brasil, localizada em Londres, Leonardo Gryner, diretor geral do Rio2016, apresenta as duas moedas comemorativas à Olimpíada Rio2016. As peças foram produzidas em parceria do Comitê Rio2016 com a Casa da Moeda e o Banco Central
Este sábado, 11, penúltimo dia de competição da Olimpíada de Londres, não foi dominado apenas pelo esporte. Na Casa Brasil, espaço do Comitê Rio2016 na capital britânica durante o evento esportivo, foram apresentadas as duas moedas comemorativas em homenagem à entrega da bandeira olímpica ao Brasil, resultado da parceria do Banco Central, da Casa da Moeda e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016.
A moeda de R$ 1 é bimetálica, traz em seu anverso a legenda Brasil com a logomarca dos Jogos Rio2016 e, no centro, a bandeira olímpica. Deste exemplar serão produzidas 2.016.000 peças, sendo que 80 mil serão comercializadas em embalagens especiais para colecionadores e as demais colocadas em circulação.
Já a moeda de R$ 5 tem no anverso a bandeira olímpica e a logomarca dos Jogos Rio2016. No outro lado, há a mistura de dois cartões postais: a Tower Bridge, de Londres, e o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro. A tiragem máxima será de 20 mil peças.
Para o lançamento, estiveram presentes na Casa Brasil, localizada na Somerset House – região central de Londres às margens do Rio Tâmisa, Francisco Pinto, Presidente da Casa da Moeda do Brasil, Leonardo Gryner, Diretor Geral do Rio2016, e João Sidney de Figueiredo Filho, Chefe do Departamento de Meio Circulante do Banco Central do Brasil.