Especialista afirma que a criatividade dos autores não acabou, mas que novelas regravadas são garantia de sucesso
Os remakes estão com tudo! Na última segunda-feira, 24, Saramandaia estreou na telinha e mostrou uma versão mais colorida e tecnológica de sua primeira versão, que foi exibida em 1976. A Record também decidiu, para alavancar sua audiência, produzir um remake, a clássica Dona Xepa.
'Amor à Vida' e 'Sangue Bom' repetem casais de outras novelas. Relembre outros pares!
O make das personagens de Grazi Massafera, Paolla Oliveira e Sophie Charlotte nas novelas
Veja os famosos que já faziam sucesso antes de estrelarem novelas
Chiquititas, que teve sua primeira versão exibida em 1998, vai substituir outro remake, Carrossel. Mas por que será que as emissoras estão decidindo regravar novelas antigas de sucesso? Para Claudino Mayer, doutor em teledramaturgia pela USP, há uma explicação: "elas são fórmulas que têm verdadeiras garantia de sucesso. Já fizeram muito sucesso no passado, então elas têm grandes chances de conquistar o público atualmente”.
Mas, ele garante que a criatividade não acabou: “a criatividade continua em alta sim. As tramas devem ser adaptadas no contexto atual, e isso não é fácil. Guerra dos Sexos por exemplo, não conseguiu ser um sucesso pois a temática principal estava ultrapassada e o humor ficou bobo”.
Contudo, a trama de Silvio de Abreu parece ter sido uma exceção. Remakes como Gabriela, O Astro, Paraíso e Ti-ti-ti mostraram que o público gosta de rever boas histórias contadas de uma maneira diferente.
Relembre abaixo 10 remakes inesquecíveis!
Saramandaia
Gabriela
Paraíso
Carrossel
Chiquititas
Sinhá Moça
O Astro
Ti-ti-ti
Dona Xepa
Guerra dos Sexos