CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Cinema / Oscar

Com cinco prêmios, 'O Artista' é consagrado pelo Oscar como filme do ano

A cerimônia de entrega do Oscar 2012 aconteceu na noite deste domingo, 26, no Kodak Theatre, em Los Angeles (Estados Unidos). Veja a lista completa dos vencedores

Redação Publicado em 27/02/2012, às 01h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elenco e produtores de 'O Artista' recebem o Oscar de Melhor Filme - Getty Images
Elenco e produtores de 'O Artista' recebem o Oscar de Melhor Filme - Getty Images

Sem grandes surpresas, a cerimônia de entrega das estatuetas da 84ª edição do Oscar consagrou, na noite deste domingo, 26, o filme O Artista. O longa levou cinco dos dez prêmio a que concorria: Melhor Filme; Melhor Diretor, para Michel Hazanavicius (44); Melhor Ator, para Jean Dujardin (39); Melhor Roteiro e Melhor Figurino. A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese (69), que estava indicado a onze estatuetas, também ficou com outras cinco: Direção de Arte, Fotografia, Edição de Som, Mixagem de Som e Efeitos Visuais.Meryl Streep (62) finalmente recebeu seu segundo Oscar de Melhor Atriz, pela interpretação da ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher (86) em A Dama de Ferro.

O Artista, que já tinha sido vitorioso em todos os outros prêmios mais importantes do cinema na temporada, era tido como favorito. "Sou o diretor mais feliz do mundo. Obrigado à Academia, Jean e Berenice, à toda a equipe. E também a Uggie, o cachorrinho. A vida é cheia de graça, e nos traz alegria. Às vezes, nos traz coisas maravilhosas. E hoje é um desses dias", disse Hazanavicius, ao se tornar o primeiro diretor francês a vencer o Oscar.

O prêmio de Melhor Ator foi entregue por Natalie Portman (30), que venceu no ano passado pela atuação em Cisne Negro. "Que sucesso sua estreia para o público americano. Você só disse duas palavras, mas seu George Valentin falou muito mais do isso no filme", disse a atriz, antes de anunciar Dujardin vencedor. "Se George Valentine pudesse falar, ele diria: obrigado! Muito obrigado! Eu amo vocês", afirmou o francês.

Meryl, recordista em indicações ao Oscar - ao todo foram 17 - levou pela terceira. A estatueta se juntará às outras duas recebidas por ela - em 1980, de Melhor Atriz Coadjuvante, por Kramer Vs. Kramer; e em 1983, de Melhor Atriz, por A Escolha de Sophia. "Acho que nunca mais estarei aqui nesse palco para receber um prêmio, então quero agradecer a todos os meus colegas. Olho para vocês e vejo minha vida passar diante dos meus olhos. É uma grande honra. Mas o mais importante é a felicidade e o amor que compartilhamos fazendo filmes juntos", declarou, ao receber a estatueta das mãos de Colin Firth (51), premiado em 2011 por O Discurso do Rei.

O prêmio de Melhor Ator Coadjuvante foi entregue por Melissa Leo (51) ao veterano Christopher Plummer (82), de Toda Forma de Amor. "Você é apenas dois anos mais velha que eu, querida. Por onde estave esse tempo todo? Quando nasci, já estava praticando meu discurso", disse, olhando para a estatueta. Já Octavia Spencer (39), de Histórias Cruzadas, subiu ao palco bastante emocionada e sob uma salva de palmas para receber deChristian Bale (38) o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. "Uau, me colocaram com um dos caras mais bonitos do salão!", brincou a atriz, antes de agradecer aos familiares e à família construída entre os colegas do longa, durante as filmagens.

Indicada ao Oscar de Melhor Canção Original, Real In Rio, de Carlinhos Brown (49) e Sérgio Mendes (71), da trilha sonora da animação Rio, de Carlos Saldanha (43) era esperança de primeira estatueta para o Brasil no Oscar. Mas perdeu para Bret McKenzie (35), autor de Man or Muppet, de Os Muppets. A Separação, de Asghar Farhadi (50) ficou com a estatueta de Melhor Filme em Língua Estrangeira. O prêmio foi entregue pela atriz Sandra Bullock (47).

Este ano, a cerimônia foi apresentada pela 9ª  vez por Billy Crystal (64) e ganhou dinamismo sem as apresentações musicais. Mas contou com uma performance bastante aplaudida do Cirque du Soleil em que bailarinos apresentaram uma coreografia enquanto sobrevoavam a plateia.

Veja a lista completa  dos vencedores do Oscar 2012:

Melhor Filme
O Artista

Melhor Atriz
Meryl Streep, por A Dama de Ferro

Melhor Ator
Jean Dujardin , por O Artista

Melhor Diretor
Michel Hazanavicius, por O Artista

Curta-Metragem de Animação
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore

Documentário (Curta-Metragem)
Saving Face

Curta-Metragem
The Shore

Roteiro Original
Meia-Noite em Paris

Roteiro Adaptado
Os Descendentes

Canção Original
Bret McKenzie por Man or Muppet, de Os Muppets

Trilha Sonora Original
O Artista

Ator Coadjuvante
Christopher Plummer, por Toda Forma de Amor

Efeitos Visuais
A Invenção de Hugo Cabret

Animação
Rango

Documentário (longa-metragem)
Undefeated

Mixagem de Som
A Invenção de Hugo Cabret

Edição de Som
A Invenção de Hugo Cabret

Edição
Millennium - Os Homens que não Amavam as Mulheres

Atriz Coajuvante
Octavia Spencer, por Histórias Cruzadas

Filme Estrangeiro
A Separação

Maquiagem
A Dama de Ferro

Figurino
O Artista

Direção de Arte
A Invenção de Hugo Cabret

Fotografia
A Invenção de Hugo Cabret