CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Cinema / Oscar

Qual diretor levará a estatueta da Academia este ano?

Alexander Payne, por 'Os Descendentes'; Martin Scorsese, por 'A Invenção de Hugo Cabret'; Michel Hazanavicius, por 'O Artista'; Terrence Malick, por 'A Árvore da Vida'; e Woody Allen, por Meia-noite em Paris disputam o Oscar de Melhor Diretor

Redação Publicado em 15/02/2012, às 23h24 - Atualizado às 23h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os indicados ao Oscar de Melhor Diretor em 2012 - Getty Images e Reprodução
Os indicados ao Oscar de Melhor Diretor em 2012 - Getty Images e Reprodução

Cinco diretores, como de costume, disputam o Oscar da categoria em 2012. Este ano, todos eles têm seus filmes concorrendo na categoria principal. Dois já foram consagrados com o prêmio de Melhor Diretor pela Academia. Um tem uma estatueta em outra categoria. E outro nunca havia sido indicado a qualquer prêmio.

Veja o histórico no Oscar dos indicados a Melhor Diretor este ano:

Alexander Payne (60), de Os Descendentes: Venceu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por Sideways - Entre Umas e Outras, em 2005, junto com Jim Taylor. Pelo mesmo filme, concorreu ao prêmio de Direção.

Martin Scorsese (69), de A Invenção de Hugo Cabret: Já tem na prateleira um Oscar de Melhor Direção, por Os Infiltrados, em 2007, e esteve indicado na categoria outras seis vezes. A primeira foi em 1981, por Touro Indomável. Depois vieram A Última tentação de Cristo (1989), Os Bons Companheiros (1991), A Época da Inocência (1993), Gangues de Nova York (2003) e O Aviador (2005).

Michel Hazanavicius (44), de O Artista: É sua primeira indicação do do francês ao Oscar. O filme também concorre em outras nove categorias.

Terrence Malick (68), de A Árvore da Vida: Em 1999, Além da Linha Vermelha rendeu a Malick suas duas primeiras indicações, nas categorias Melhor Diretor e Roteiro.

Woody Allen (76), de Meia-noite em Paris: Vencedor de três prêmios Oscar, ele já levou o prêmio de Melhor Diretor e Roteiro por Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, em 1978. Pelo mesmo filme, recebeu sua única indicação à estatueta de Melhor Ator. O terceiro prêmio, também de Melhor Roteiro, veio em 1987, com Hannah e Suas Irmãs. Na carreira, recebeu outras dezoito indicações divididas entre Melhor Direção e Roteiro.