O diretor emprestou seu jatinho modelo Gulfstream G650, que voa mais rápido do que qualquer outra aeronave, para participar das buscas do avião da Malaysia Airlines
Peter Jackson, diretor de filmes como O Hobbit e O Senhor dos Aneis, emprestou seu jatinho particular avaliado em US$ 80 milhões (cerca de R$ 184 milhões) para ajudar nas buscas do avião Malaysia Airlines, sumido em março no Oceano Índio com 239 pessoas a bordo.
O modelo Gulfstream G650 voa mais rápido do que qualquer outra aeronave que participa das buscas, como o Royal New Zealand Air Force. Ele tem autonomia de voar cerca de 13.000 km a uma velocidade de 1.100 km/h.
Segundo o jornal The Dominion Post, o jatinho é usado para fazer as viagens de Jackson entre sua casa em Welllington, na Nova Zelândia, e os estúdios cinematográficos em Los Angeles, nos Estados Unidos, sem a necessidade de escalas.
Jackson comprou o jatinho em março de 2013 e agora pretende encontrar vestígios do Boeing 777 desaparecido desde o dia 8 de março no Oceano Índico. As buscas estão concentradas a uma distância de 1,150 milhas a a partir de Perth, na costa australiana.
"Peter não deseja fazer qualquer tipo de publicidade com um fato como esse, apenas ajudar ativamente. Há diversos civis e miliares participando das buscas, e é meio desepontador quando uma celebridade faz esse gesto e torna-se notícia quando há mais de 200 pesssoas desaparecidas", disse o representante Matt Dravitzki para o The New Zealand Herald.