Ator Will Smith subiu ao palco do Oscar para receber prêmio de 'Melhor Ator' e pediu desculpas por atitude
O ator Will Smith (53) se emocionou ao se pronunciar sobre o tapa que deu no rosto de Chris Rock (57) durante o Oscar 2022.
O artista pediu desculpas à Academia de Artes de Ciências Cinematográficas de Hollywood pela atitude.
Em seu discurso, Smith agradeceu pela oportunidade de interpretar o personagem e afirmou que agiu por impulso para defender a esposa, Jada Pinkett Smith (50).
"Quero pedir desculpas para a Academia e para todos os meus companheiros. Esse é um momento lindo e sobre mandar luz para todas as pessoas. A arte imita a vida, e eu pareço o pai maluco, como diziam sobre Richard Williams. Mas o amor me força a fazer coisas loucas", disse ele, citando a trama sobre o pai das tenistas Venus e Serena Williams.
“Richard Williams era defensor da sua família. Nesse momento da minha vida, eu sou tomado pelo que Deus me pede para ser e fazer nesse mundo. (…) Na minha vida, nesse momento, estão pedindo que eu ame as pessoas, proteja as pessoas, e seja um rio para minhas pessoas”, declarou Will Smith aos prantos.
Will Smith agrediu Chris Rock após o humorista ter comparado Jada à personagem G.I. Jane, interpretada pela atriz Demi Moree no filme Até o limite da honra (1997). No longa, a personagem tem o cabelo raspado por fazer parte da Marinha. "Deixe o nome da minha mulher fora da p**** da sua boca", gritou o ator após o tapa.
"Richard era um defensor da família. Neste momento da minha vida, estou sobrecarregado pelo o que Deus está exigindo que eu seja e faça neste mundo. Fazendo esse filme, eu pude proteger (a atriz) Aunjanue Ellis, uma das mais fortes e delicadas pessoas que já conheci. Protegi Saniyya e Demi, atrizes que fazem Venus e Serena. Estou sendo chamado na minha vida a amar e proteger as pessoas.
Sei que em nossa profissão temos que ser capazes de aceitar abuso, ouvir loucuras, ouvir pessoas nos desrespeitando, sorrir e fingir que está tudo bem. Então Denzel Washinton me disse, e eu adorei ouvir isso: que 'nos meus melhores momentos, preciso ter cuidado, pois é aí que o diabo vem'.
Quero ser um canal para o amor. Obrigado a Venus e a Serena e a toda a família Williams por confiar em mim para contar essa história. Isso é o que quero fazer, quero ser um embaixador desse amor.
Quero pedir desculpas para a Academia e para todos os meus companheiros. Esse é um momento lindo e sobre mandar luz para todas as pessoas. A arte imita a vida, e eu pareço o pai maluco, como diziam sobre Richard Williams. Mas o amor vai me forçar a fazer coisas loucas. Para minha mãe, muito desse momento é complicado. (Dedico esse prêmio) para minha mãe, para minha mulher... Estou tomando muito tempo de vocês. Obrigado a todos, e espero que a Academia me convide de novo".
Artistas nacionais e internacionais reagiram ao tapa de Will Smith em Chris Rock durante a cerimônia do Oscar. Algumas celebridades saíram em defesa do ator, mas outros condenaram a postura do artista.
No auditório da cerimônia, diversas estrelas ficaram de boca aberta com a cena. Na web, algumas reações como as de Nicole Kidman (54) e Lupita Nyong'o (39) viralizaram.
Eu tô só a Nicole Kidman vendo o Will Smith metendo a mão na cara do Chris Rock pic.twitter.com/WDLTBxvmM8
— yuri (@ympus) March 28, 2022
Lupita representando todo mundo com o tapa do Will Smith
— nanat BDAY LAU (@tzhland) March 28, 2022
pic.twitter.com/NRbMQrdNdS
O ator Alexandre Nero (52) usou suas redes sociais para criticar o comportamento de Smith.
"Imagina se todo mundo que se sentir ofendido levantar e dar um tapa na cara do sujeito? Não podemos ser esse tipo de exemplo. Erramos…Will Smith é grande e amado pelo mundo todo. Espero que reconheça o erro, porque não é um bom modelo a se seguir".
Um internauta rebateu a publicação do ator: "Mas Nero, foi pra defender a esposa dele de uma piada sem graça sobre a doença dela? eu faria o mesmo pela minha família, me desculpa, mas não concordo com você".
"Cara, talvez eu também fizesse a mesma coisa… mas não pode ser que a gente naturalize um cara levantar e dar na cara do outro quando se sentir ofendido. Ainda mais esses caras e nesse lugar. Consegue entender a diferença em fazer entender o erro?", respondeu Nero.
Imagina se todo mundo que se sentir ofendido levantar e dar um tapa na cara do sujeito? Não podemos ser esse tipo de exemplo. Erramos…Will Smith é grande e amado pelo mundo todo. Espero que reconheça o erro, pq não é um bom modelo a se seguir.
— Nero (@alexnero) March 28, 2022
O apresentador e comediante Rafinha Bastos (45) também reprovou a atitude. "Will Smith bate num comediante de 45 quilos e depois sobe no palco para dizer que está na Terra para propagar o amor. Está certo então, jovem. Certinho".
Will Smith bate num comediante de 45 quilos e depois sobe no palco pra dizer que está na terra pra propagar o amor. Tá certo então, jovem. Certinho.
— Rafinha Bastos (@rafinhabastos) March 28, 2022
O humorista Rafael Portugal (37) também se manifestou: "Esse tapa doeu na minha alma. Com todo respeito ao Will. Tapa na cara, não".
Esse tapa na cara doeu na minha alma. Com todo respeito ao Will. Tapa na cara não.
— Rafael Portugal (@rafaelportugal) March 28, 2022
A comediante Kathy Griffin (61) revelou preocupação com a atitude de Will Smith. "Deixe-me dizer uma coisa, é uma prática muito ruim subir ao palco e agredir fisicamente um comediante. Agora todos nós temos que nos preocupar com quem quer ser o próximo Will Smith nos clubes de comédia e teatros", desabafou.
Let me tell you something, it’s a very bad practice to walk up on stage and physically assault a Comedian.
— Kathy Griffin (@kathygriffin) March 28, 2022
Now we all have to worry about who wants to be the next Will Smith in comedy clubs and theaters.
A atriz Sophia Bush (39) não concordou com as posturas dos dois artistas: "Violência não é ok. Agressão nunca é a resposta. Essa é a segunda vez que o Chris faz piada com a Jada no palco do Oscar, e esta noite ele falou da alopecia dela. Falar da doença autoimune de alguém é errado. Fazer isso de propósito é crueldade. Os dois precisam parar e respirar".
Violence isn’t ok. Assault is never the answer. Also? This is the 2nd time that Chris has made fun of Jada on the #Oscars stage, & tonight he went after her alopecia. Punching down at someone’s auto-immune disease is wrong. Doing so on purpose is cruel. They both need a breather.
— Sophia Bush (@SophiaBush) March 28, 2022
Dadá Coelho também comentou sobre o momento. "Imagina se todo mundo se sentir à vontade para fazer piada com doença. Acho barra pesada! Sou zero a favor de violência. Mas piada com doença não dá. Bjs e boa noite, minha gente! Cariño".
Imagina se todo mundo se sentir à vontade para fazer piada com doença. Acho barra pesada! Sou zero a favor de violência. Mas piada com doença não dá. Bjs e boa noite, minha gente! Cariño
— Dadá Coelho (@dadacoelho) March 28, 2022
Ver esta publicação no Instagram
Mulheres pretas não merecem menos que um Will Smith
— Tati Nefertari (@TatiNefertari) March 28, 2022
Defenda sua preta.
o tapão do will smith foi errado, mas as vezes é bom errar
— cauezão (@cauemoura) March 28, 2022
essa cultura americana de esculachar os outros cara-a-cara um dia merecia acabar em tapão mesmo
glorioso
espetacular
merecia um oscar
O WILL SMITH DEPOIS DE BATER NUMA PESSOA AGORA GANHOU O OSCAR
— Stephanie Ribeiro (@RibSte) March 28, 2022
EU TO AMANDO ISSO!!!!! MANO!!!!! #Oscar