Agência de notícias iraniana modifica vestido de Michelle Obama no Oscar 2013, colocando mangas e gola
A agência de notícias semi-oficial do Irã, Fars, alterou as fotos de Michelle Obama (49) no Oscar 2013.
A primeira-dama dos Estados Unidos, que participou da cerimônia por meio de um telão diretamente da Casa Branca no momento da entrega da estatueta para o Melhor Filme, estava usando um vestido longo prata de alças.
Entretanto, nas fotos da agência, ela aparece com um vestido de mangas e gola alta, sem nenhum decote, para se adequar às restrições de imagens de corpos de mulheres que a mídia iraniana sofre.
Pelas regras do Irã, as mulheres que aparecem na televisão no país devem usar um hijab que encubra seus cabelos, braços e pernas. As regras de censura para estrangeiros na TV variam.
No caso de filmes, a censura chega a editar alguns trechos ou deletar cenas para que as atrizes não apareçam fora de suas normas.
Além de ter modificado a roupa da primeira-dama, a Fars também reprovou a decisão da academia de conceder o prêmio de Melhor Filme a Argo, cuja história se passa no Irã. A agência julgou o filme como anti-iraniano.
Em janeiro, representantes do governo chegaram a dizer que o país estava pensando em produzir a sua versão sobre o sequestro na embaixada norte-americana em 1979.
No ano passado, a produção iraniana Separação foi premiada com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.