Em entrevista à CARAS Brasil, a ginecologista Fabiane Gama explica cirurgia feita por Ary Mirelle e aponta os principais cuidados
Publicado em 01/04/2025, às 15h00 - Atualizado em 02/04/2025, às 08h20
Ary Mirelle (23) surpreendeu os internautas ao contar que passou por um processo cirúrgico nesta segunda, 31. Grávida de Joaquim, segundo filho fruto da relação com o cantor João Gomes (22), a influenciadora digital fez uma cerclagem, para prevenir o parto prematuro.
Em entrevista à CARAS Brasil, a ginecologista Fabiane Gama explica que a cirurgia feita por Ary Mirelle é indicada em alguns casos. "A cerclagem é indicada principalmente para gestantes com histórico de perdas gestacionais tardias ou partos prematuros devido à dilatação precoce do colo uterino."
O procedimento cirúrgico requer alguns cuidados específios para evitar complicações como infecção, ruptura prematura da bolsa e trabalho de parto prematuro. "Após a cerclagem, a paciente deve evitar esforço físico e relações sexuais por um período determinado pelo médico. Ela geralmente é removida por volta de 36-37 semanas ou antes, se houver sinais de trabalho de parto."
Leia também: Ary Mirelle detalha primeiro Natal de Jorge, seu filho com João Gomes: 'Família reunida'
A especialista acrescenta que a cerclagem é realizada para prevenir ou tratar a insuficiência istmocervical, condição em que o colo do útero se abre prematuramente, o que também aumenta o risco de um aborto espontâneo. Em sua primeira gravidez, Ary Mirelle também passou pelo procedimento e, nas redes sociais, ela explicou que precisará fazê-lo todas as vezes que engravidar.
"O procedimento é realizado sob anestesia, geral ou raquidiana, e envolve a colocação de um fio ou fita ao redor do colo do útero para mantê-lo fechado", completa a médica. Em seu perfil do Instagram, a esposa de João Gomes compartilhou registros da cirurgia e tranquilizou os fãs. "Cerclagem deu certo, Joaquim está bem e seguro", escreveu ela, na legenda da publicação.
Leia mais em: Grávida, Ary Mirelle, esposa de João Gomes, passa por cirurgia de urgência: 'Alto risco'
Ver essa foto no Instagram