Médica afirma que técnica não é aconselhável, já que não apresenta resultados e ajuda a desenvolver hérnias de disco e problemas na circulação
As irmãs Kardashian adoram criar novas modas, e, em sua maioria, elas são bem polêmicas. Khlóe, Kim e Kourtney agora são adeptas de usar cintas modeladoras- parecidas com espartilhos- na hora de malhar, já que garantem que ajuda a emagrecer e a modelar a cintura.
Em entrevista à CARAS Digital, a Dra Karla Assed, médica membro da Sociedade de Dermatologia e da American Academy of Dermatology, revelou se a técnica realmente faz efeito ou se é prejudicial à saúde; confira!
1) O espartilho ajuda mesmo a ganhar cintura? Por que?
"Essa técnica do 'tight lacing' vem sendo muito difundida, pois faz compressão importante das costelas flutuantes (11ª e 12ª costelas), e seu uso continuado 'afinaria' a cintura. Mas não é um método recomendável, pois aumenta a pressão intra abdominal, deforma a articulação, e é perigoso para quem tem alguma doença interna pré-existente, como hérnia, varizes, etc".
2) Quais riscos ele pode causar à saúde à longo prazo?
"Aumentar problemas circulatórios e varizes, acelerar o aparecimento de hérnia de disco a quem já teria propensão e deformidade da articulação da costela".
3)Se a pessoa optar por usar, qual deve ser a freqüência, quanto tempo ela pode usar o espartilho por dia?
"Não indico o uso. Há pessoas que usam até 20 hs por dia!"
4)A doutora acha que ele é mais indicado para ser usado para ir a um evento, por exemplo, só para dar forma ao corpo?
"Quem quer dar uma boa definida no corpo realçando a cintura pode usar para um evento um corselete ou espartilho normal, que afina a silhueta sem causar danos. Os espartilhos para "treinar a cintura" são diferentes, pois são super reforçados para apertar mesmo, fazendo uma compressão muito grande, que pode ser prejudicial".
- Quais outras opções existem para deixar a cintura delineada?
" Não existe milagre, infelizmente...Quem quer ter uma cintura bem definida deve cuidar da alimentação para estar com um peso adequado, praticar exercícios também ajuda, e se tiver indicação, pode fazer uma lipoaspiração nessa área dos flancos, que é um procedimento seguro e relativamente simples, que não compromete órgãos internos ou coluna. Existem opções não cirúrgicas para reduzir alguma gordurinha localizada nessa área, entre eles o coolsculpting (criolipólise), lipossonix ( utrassom focal que destrói a célula de gordura), carboxiterapia, entre outros".