Personal trainer especializada em grávidas fala quais são as atividades indicadas para as futuras mamães e conta quais são os benefícios dos exercícios para elas
Grávida de gêmeos, Beyoncé tem feito spinning quase que diariamente em uma unidade da Soul Cycle, famosa rede de academias norte-americana que foca nesta atividade. Sem ser muito intensa, a prática faz bem para as gestantes.
+Descubra como Tainá Müller ficou em forma após a gravidez
+Grávida de gêmeos, Beyoncé ganha versão em boneca com barrigão. Veja a lindeza
“Praticar exercícios físicos durante a gravidez é benéfico para a mãe e o bebê. Entre os pontos positivos temos: melhora de dores na região lombar; diminuição dos edemas; melhora do condicionamento cardiorrespiratório materno; controle do ganho de peso; caso a mãe faça a atividade física na água, o bebê quando nasce tem aquele ambiente como já reconhecido e controle da frequência cardíaca do bebê – melhor em mães ativas do que sedentárias”, explica a personal gestante Roberta Gabriel, da academia da gestante.
Além disso, a personal explica que o fato de estar treinando durante a gestação já ajuda a controlar o ganho de peso, fator este que facilita na hora de retornar as atividades depois do parto.
“O metabolismo fica mais acelerado. Os exercícios físicos durante a gestação também garantem ganho de massa muscular. A junção de todos esses itens garante que o gasto calórico de uma mulher que treinou durante a gestação seja maior do que a que não praticou exercícios”, comenta a expert.
Segundo Roberta, o objetivo da prática de exercícios físicos durante a gravidez não deve ser o emagrecimento rápido, e sim a preparação do corpo para essa nova fase.
"Além de pedalar, caminhadas, natação, yoga são ótimas atividades. Já alguns exercícios de pilates também podem ajudar a reestruturar o abdômen e a evitar as dores lombares e cuidam da postura", diz a personal.