CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Quem era Jeffrey Carlson? Ator morto nos EUA viveu primeira trans em novela americana

Jeffrey Carlson morreu na última quinta-feira, 6, aos 48 anos; ele foi o intérprete da personagem trans Zoe, em All my children

CARAS Digital Publicado em 10/07/2023, às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jeffrey Carlson morreu aos 48 anos - Foto: Getty Images
Jeffrey Carlson morreu aos 48 anos - Foto: Getty Images

Jeffrey Carlson foi o primeiro ator a interpretar uma personagem trans em uma novela americana. O artista morreu na última quinta-feira, 6, aos 48 anos, de acordo com a revista People. A informação é da atriz Susan Hart, sua amiga e também parte da Shakespeare Theatre Company, que participou de uma montagem de Hamlet com ele.

A causa da morte não foi divulgada. O papel de destaque na TV de Carlson foi em All my children, em que ele foi visto em mais de 50 episódios a partir de 2006. Inicialmente, ele fez uma participação como o rockstar Zarf. Depois, foi chamado de volta após meses quando uma mulher trans seria incluída na novela. Ao decorrer da trama, a transição de Zoe foi mostrada com detalhes, desde as consultas com endocrinologistas, até reuniões em grupos de apoio e a revelação para sua família.

Pequenos personagens trans já haviam sido apresentados na TV americana, mas a personagem de Carlson foi a primeira em uma novela diurna. O ator declarou, em entrevista à People, que o objetivo da personagem era gerar a discussão entre o público.

"Os membros da comunidade trans estão conversando com os pôsteres do 'All My Children'", afirmou. "Recebi uma carta de uma menina de 11 anos. Dizia: 'É legal você se tornar uma garota. Então teremos coisas em comum.'" Ele interpretou interpretou Billy em The Goat or Who Is Sylvia? e Marilyn em Tabu, na Broadway. Ele também viveu alguns personagens no cinema, como em Hitch, na comédia de Will Smith.

O crítico teatral Adam Feldman, da Time Out New York, também falou sobre a morte do ator por meio do Twitter em uma mensagem emocionada. "Descanse em paz, Jeffrey Carlson, 48 anos, astro de nervos à flor da pele da Broadway ('Billy em The Goat', 'Marilyn in Taboo') e TV (a inovadora personagem trans Zoe em 'All My Children'). Um ator poderoso e uma perda dolorosa", afirmou ele. "Eu o vi pela primeira vez em uma peça de Lee Blessing, chamada 'Thief River', quando ele ainda estava na Juilliard [prestigiada escola de arte dramática e artes dos EUA] e ficou claro que ele era algo especial".