CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Atualidades / CONFIRA

Ex-BBB André Gabeh critica Matteus por usar cota racial: "Vídeo nojento"

O ex-BBB Andre Gabeh criticou Matteus após surgirem evidências de que o gaúcho se autodeclarou preto para entrar em uma faculdade no RS

Juliana Dracz
por Juliana Dracz

Publicado em 14/06/2024, às 14h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Matteus é criticado por Andre Gabeh - Foto: Reprodução/Instagram
Matteus é criticado por Andre Gabeh - Foto: Reprodução/Instagram

O artista e ex-BBB Andre Gabeh criticou Matteus, vice-campeão do BBB 24 nesta quinta-feira, 13, após surgirem evidências nas redes sociais de que o gaúcho se autodeclarou preto para entrar em uma faculdade no RS. Nesta sexta-feira (14), a universidade confirmou que ele ingressou pelo sistema de cotas raciais em 2014.

Em seu perfil no X, Andre compartilhou sobre um vídeo publicado por Matteus em que ele aparece fazendo carinho em um bichinho. Contudo, ao fundo, algumas pessoas conversavam sobre o assunto. “Já soube que isso aí não dá nada. É só esquecer, isso aí não vai dar nada. Se eu me declarei negra, eu sou negra”, diz uma pessoa. Pouco depois, o estudante apagou o registro.

Andre Gabeh escreveu: "Pelo menos duas vezes por semana eu demonstro meu descontentamento por alguém tão branco quanto a mais branca das paquitas se declarar negro/preto e com isso passar a poder usufruir das políticas públicas voltadas para quem realmente é preto e negro. Eu falo disso sempre! E pessoas cada vez mais alvas aparecem como pretas e negras nas redes sociais e são validadas enquanto tal. Compreendem o subtexto disso? A semiótica disso?", iniciou ele.

"Eu sempre sou chamado de Porteiro de Wakanda (país fictício criado por brancos, que escreveram revistas em quadrinhos com mais heróis azuis e verdes do que negros) quando aponto o absurdo disso. E tem preto batendo palma para esse colorismo que só prestigia brancos e brancos de pele escura. Não tem traço negróide e não tem ascendência negra, não é negro. Pele não branca e cabelo anelado/cacheado não são de marcadores suficientes para negrificar ninguém", continuou.

"Parem de disparar esse raio pardificador em todo mundo e parem de achar que todo pardo partilha da mesma ancestralidade que um preto. Parem de misturar cor com raça social. Eu nunca serei lido pela sociedade como Mateus é lido. Nunca. Alguém se declarar negro não pode ser suficiente para que ele se torne negro. Parem de validar isso. Esse discursinho pseudo inclusivo não vai mudar a situação de quem é realmente preto. Aliás, vai piorar. A polícia, os hospitais, os racistas sempre saberão muito bem quem é preto/negro e quem não é. Que saco... Cara. Que vídeo nojento. Ouçam a voz de fundo falando sobre autodeclaração e esse BONECO AMAR É da Shopee achando tudo normal. Que ódio", encerrou.