Em tour por museu, atriz brinda à carreira e aos dois anos em cartaz do seu monólogo
A habilidade de fazer de suas personagens mulheres marcantes sempre foi um talento a mais da atriz Tania Bondezan (55). Em cartaz há dois anos com Como Ter Sexo a Vida Toda com a Mesma Pessoa, peça da autora e atriz argentina Mónica Salvador, adaptada por Odilon Wagner (59) e Monica Meyer — sua quarta peça em três anos —, a paulistana tem colhido os frutos da “verdade” que passa nos palcos como a sexóloga búlgara Annetta Poché. “Tem gente que sai do espetáculo e quer saber onde é o meu consultório. Já até apresentei o monólogo em um congresso de Ginecologia”, revela ela, durante visita a exposição 140 Caracteres, do Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM, \ (24), com o ex, o ex-ator Haroldo Botta (53).
Realizada com o sucesso da carreira, iniciada em 1980, e permeada por novelas como Chocolate com Pimenta, da Globo, Esmeralda, Maria Esperança e Revelação, do SBT, e pontuada por sucessos teatrais, Tania também comemora o ótimo momento na vida pessoal. “Estou muito feliz e tranquila por saber que coloquei no mundo um filho bacana e por ter amigos de verdade”, destaca ela, admitindo que teve dificuldade para lidar com a saída de Gabriel de casa, no ano passado. “Somos muito amigos e, por isso, foi muito difícil me desprender dele. Ele foi saindo aos poucos, brinco que me enganou falando que estava indo para seu ateliê. Quando vi, já estava morando lá. Mas sempre dei muita liberdade de escolha para o Gabriel, assim como tive dos meus pais”, revela ela, que abriu mão da carreira de geógrafa para atuar e teve o apoio dos pais.
O carinho é recíproco por parte de Gabriel, que mantém agenda semanal de programas culturais e gourmet com a mãe. “Somos muito amigos e sempre saímos para ir ao cinema e jantar”, conta Gabriel, que assim como Tania, herdou do avô materno, um comerciante e padeiro, o talento para a culinária. “Adoro fazer bolos e pães. Amo cozinhar e passei isso para o meu filho, que o faz maravilhosamente bem”, orgulha-se ela.
Solteira, Tania segue na busca pelo par perfeito. “Ainda creio no amor. Procuro alguém que entenda meu trabalho e queira caminhar junto comigo. Um homem com a idade próxima à minha”, idealiza a atriz, que, assim como a sua personagem sexóloga, aposta na possibilidade de ter uma boa vida sexual com um único parceiro. “Quando você acha um grande amor, que tenha humor, é possível, sim, ficar junto pelo resto da vida com uma única pessoa”, defende.