Empresário norte-americano abre a sua mansão e confessa colecionar amigos famosos, como Kanye West e Kim Kardashian
Apenas 100 pessoas foram convidadas para a boda da socialite Kim Kardashian (33) e do rapper Kanye West (37), em Florença, Itália, em maio. David Grutman (39) estava na lista. “Foi tão restrito que os convidados nem puderam levar acompanhantes”, conta David, sócio da LIV, no hotel Fontainebleau, da LIV at Sun Life, no estádio do time de futebol americano Dolphins, e da Story, em South Beach, três das casas noturnas mais badaladas de Miami. “Quando você tem os clubes mais quentes do mundo, acaba atraindo as pessoas mais quentes do mundo. Sou abençoado por isso”, afirma.
O empresário é tão amigo de Kanye que foi citado na música On Sight, de seu CD Yeezus. “Sabe o que é ouvir seu nome em uma canção de um artista que ganhou 21 Grammy? Tem ideia do que isso faz com o ego?”, orgulha-se ele. O príncipe Harry (29), quando esteve recentemente em Miami, jantou com David no restaurante Hakkasan, também no Fontainebleau. O diretor Michael Bay (49), dos longas Transformers, manda seu jatinho buscar o empresário e levá-lo para festas em Las Vegas ou Ibiza.
Querido pelos famosos, ele está sempre recebendo amigos em casa, em uma das ilhas mais exclusivas de Miami Beach. “Nunca dou festas, mas gosto de oferecer jantares”, diz. Avaliada em 5,5 milhões de dólares, a mansão foi comprada em 2013 e teve a reforma assinada pelo designer francês François Frossard (50). “Morei a vida inteira em apartamentos. Quero formar uma família. Está na hora de ter filhos”, completa David, que está solteiro. Ele divide o lar com a pastora australiana Kona e o gato Winker, que tem apenas um olho. “Quando ele era filhote, foi atacado por um guaxinim. Eu o encontrei e decidi adotá-lo”, revela. A casa de dois andares, três salas e três suítes é repleta de obras de arte, entre quadros, fotografias e instalações de artistas como Andy Warhol (1928–1987), Peter Tunney (53), Alejandro Vigilante (50) e Augusto Esquivel (37). “Todas as obras que tenho eu comprei porque gostei. Não penso no preço ou se vão aumentar de valor”, afirma. Um de seus itens favoritos é o aquário de Martin Schapira & Nathan Kamellhar, da Okeanos, com uma raríssima lagosta azul.
Com vista para um canal, o jardim assinado pelo paisagista David Font é um dos lugares mais charmosos da mansão. Em uma centenária árvore foram instalados um balanço e dezenas de luminárias. Ao redor foi colocado um sofá. “Chamo de árvore da vida”, diz. Na piscina, ele tem uma divertida coleção de boias infláveis. David é fanático por doces famosos nos EUA nos anos 1980. Os armários da cozinha e as suítes de hóspedes são abastecidas com balas, pastilhas e pirulitos. Nas folgas, gosta de jogar Genius. “Fico ligado nas músicas, na moda, no design, no que é cool ou não é. A noite só acontece porque passo muitas horas do meu dia trabalhando”, reflete o empresário.
Nascido em Naples, a 200km de Miami, ele começou como bartender em um restaurante do Aventura Mall. No shopping, conheceu Jeff Soffer (44), dono do empreendimento e do Fontainebleau. “Comecei a servir Jeff e viramos sócios”, resume. “Isso não é trabalho, é paixão”, garante. Seu próximo passo? “Vou investir na área de hotéis. Será o capítulo seguinte da minha vida”, avisa.