A ex-apresentadora da Globo diz ter o desafio de transformar o tema da sustentabilidade em algo atraente para o público
A jornalista Rosana Jatobá, ex-apresentadora da Globo, que tem se dedicado às causas de sustentabilidade no programa da TV paga, Super Domingo, e no site Universo Jatobá, reclamou da falta de espaço e da resistência que o tema encontra nas emissoras abertas do Brasil.
"A sustentabilidade é um tema que as pessoas sentem culpa e medo, do tipo 'se não cuidar do planeta vai queimar no fogo do inferno'. E não é nada disso", disse Jatobá para a Caras Online. "Temos o desafio de vender o tema numa embalagem mais atraente para o público".
Rosana também negou que tenha saído da Globo para se dedicar à carreira de atriz na Record. "Fiquei surpresa com as notícias dizendo que queria ser atriz. Apenas fiz um curso de teatro na escola do Nilton Travesso, mas com o objetivo de ter mais expressividade e flexibilidade como apresentadora", contou.
Dedicando-se exclusivamente às causas ambientais, a jornalista participou no último final de semana do Fórum Mundial de Meio Ambiente, evento organizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, em Foz do Iguaçu, que discutiu ações relacionadas ao tema "2013: Ano Internacional da Cooperação Pela Água".
"Recebi o convite do João Doria Jr. para participar do evento e fiz a mediação de dois workshops, tendo a oportunidade de dialogar com líderes de vários segmentos da área", afirmou.
Questionada sobre o despertar pelo interesse da sustentabilidade, Rosana explicou que há cinco anos tem se dedicado aos estudos sobre o tema, tendo feito um curso de mestrado de Gestão e Tecnologias Ambientais na USP.
"Me apaixonei pelo tema da sustentabilidade desde que assisti a uma palestra do ex-vice presidente dos EUA, Al Gore, que estava lançando o filme Uma Verdade Incoveniente. Depois decidi estudar a fundo a temática", disse.
Além de comandar o Super Domingo, programa semanal de documentários no NatGeo, canal a cabo da FOX, Jatobá apresenta três programas na Rádio Globo: Tempo Bom, Mundo Melhor, Globo Natureza e Conversa com a Jatobá.
A jornalista também já prepara o lançamento de um livro de crônicas sobre sustentabilidade que sairá pela editora Novo Século.