De estudante desempregado a fenômeno na internet, Renan Schwarz conta como Chapolin Sincero mudou radicalmente a sua vida. 'O que mais me orgulho disso tudo é poder levar um pouco de humor para a vida das pessoas'
Mesmo que você não seja uma das 3,5 milhões de pessoas que seguem o Chapolin Sincero no Facebook, provavelmente já se deparou com alguma publicação do perfil por aí. Isso porque a página, que reúne fotos do personagem mexicano com frases de humor, se tornou fenômeno na internet e hoje é um dos principais perfis humorísticos nas redes sociais no Brasil.
Por trás da 'sinceridade' do Chapolin está Renan Schwarz, de 22 anos, que começou a página em 2012. “Estava desempregado e com muito tempo livre para poder criar projetos. Foi quando eu comecei a brincar de fazer humor na internet”, lembra o morador de Campinas, interior de São Paulo.
A brincadeira se tornou séria e trouxe bons frutos para a carreira dele, que cursou até o quatro ano de Publicidade e Propaganda. Hoje em dia ele cuida das redes sociais e estratégias digitais do artistas da Talismã Music, empresa do cantor Leonardo. "O Chapolin Sincero mudou minha vida radicalmente. Conheci pessoas incríveis e fiz amizades de verdade que hoje tenho certeza que vou levar pra vida toda. Profissionalmente falando foi a melhor coisa que já me aconteceu. A página me deu muitas possibilidades de atuação no mercado e sem ela eu iria demorar muito para conseguir essas oportunidades", acredita. "Mas o que mais me orgulho disso tudo é poder levar um pouco de humor para a vida das pessoas", afirma.
Em bate-papo com CARAS Digital ele conta como administra o perfil ao lado do amigo Fábio Velozo, diz que sonha em conhecer Roberto Bolaños - o criador dos personages Chaves e Chapolin Colorado - e que prefere manter seu rosto anônimo ‘para não perder a magia da página’. Confira a entrevista:
- Por que escolheu o Chapolin para ser o personagem?
O Chapolin Colorado fez parte da infância de muitas pessoas, com seu jeito de super herói atrapalhado e engraçado. Achei que seria perfeito utilizar algumas imagens dele para colocar frases do cotidiano em que as pessoas se identificassem e dessem boas risadas. O Chapolin já passa um certo carisma e obviamente isso me ajudou muito na hora de lançar a página.
- Como é feita a escolha das frases? Você que cria ou tem contribuição dos seguidores?
Atualmente ainda recebemos dezenas de mensagens e e-mails com sugestões de frases e sacadas legais, mas já criei muitas frases também ao longo desses dois anos. Com o passar do tempo acabei convidando meu amigo Fábio Velozo para me ajudar na atualização da página e hoje conseguimos intercalar entre sugestões dos seguidores e frases nossas.
- Você sabe se o Chespirito ou alguém ligado a ele já viu a página?
O único contato mais próximo que eu tenho dele é com o fã-clube do Chaves no Brasil que frequentemente encontra os atores da série do Chaves. As pessoas desse fã-clube adoram o Chapolin Sincero e me parabenizam por trazer para atualidade um personagem que eles tanto amam e que marcou a infância de muitos.
- Alguma vez teve algum problema com relação a uso de imagens?
Sempre foi tranquilo em relação ao uso da imagem do Chapolin. Em nenhum momento eu fiz algo com a intenção de desrespeitar e denegrir a imagem do personagem. Até porque eu sempre amei o Chapolin Colorado. Desde a infância eu gravava os episódios para assistir quando chegasse da escola (risos).
- A página tem mais de 3,5 milhões de curtidas no Facebook e quase um 1,7 milhão de seguidores no Instagram. A que você atribui o sucesso dos perfis?
Acredito que por se identificarem tanto com a página e por ela ter esse humor leve e muitas vezes "ingênuo" acabou gerando esse retorno legal no número de seguidores. Muitas vezes tento postar frases em que a pessoa consiga lembrar de um momento vivido junto dos amigos, isso faz com que elas marquem esses amigos nos comentários, ajudando a espalhar o conteúdo.
- Alguma vez imaginou isso?
Como eu já tinha testado esse formato de frases de humor em outras páginas e outros personagens eu sabia que o Chapolin poderia me dar um retorno bem legal de engajamento, mas jamais imaginei que chegaria a esses números. Fico muito feliz de poder levar um pouco de descontração a tanta gente.
- Manter os perfis é a sua ocupação principal ou é um hobby?
Não, jamais foi minha ocupação principal. No começo da página eu tinha como foco criar um case para entrar no mercado de trabalho. Como em publicidade a concorrência é muito grande, o Chapolin Sincero foi um diferencial que acabou abrindo muitas portas na minha vida. Atualmente trabalho com várias bandas e artistas, cuidando das redes sociais deles e estratégias do digital, porém não assino com meu nome os trabalhos, tento apenas dar o melhor de mim e mostrar bons resultados a eles.
- Você não costuma citar marcas em seus posts. Por quê?
É muito difícil conseguir envolver uma marca nos meus posts porque nem todas as marcas conseguem agradar tantas pessoas. Já tive experiências boas e ruins envolvendo marcas lá na página e hoje em dia procuro maneirar em postagens desse tipo, mas frequentemente recebo muitos produtos de grandes marcas e de vez em quando até posto agradecendo pelo presente. Fora isso são raras as ocasiões em que eu citei alguma marca.
- O que de melhor o Chapolin Sincero já te proporcionou?
Acho que o Chapolin Sincero mudou minha vida radicalmente. Conheci pessoas incríveis e fiz amizades de verdade que hoje eu tenho certeza que vou levar pra vida toda. Profissionalmente falando foi a melhor coisa que já me aconteceu, a página me deu muitas possibilidades de atuação no mercado e sem ela eu iria demorar muito para conseguir essas oportunidades. Porém o que eu mais me orgulho disso tudo é poder levar um pouco de humor para a vida das pessoas, recebo muitas histórias de pessoas que, por causa da página, conseguiram superar momentos difíceis na vida, pois mesmo sem conhecê-las eu fazia com que elas sorrissem um pouco no seu dia a dia.
- Tem alguma parte chata?
Quando você chama atenção de muita gente é natural que surjam pessoas dispostas a querer te derrubar, porém sempre me cerquei de pessoas do "bem" e deixei que as críticas negativas fossem esquecidas com o tempo. Isso tem dado muito certo e hoje só tiro proveito daquilo que de melhor me aconteceu por causa do sucesso da página.
- Qual é o seu sonho ou meta com a página?
Meu sonho talvez seja apenas um sonho mesmo, mas o dia que eu conhecer o Roberto Bolaños e mostrar a página para ele eu vou ter o maior reconhecimento de todos esses dois anos de Chapolin Sincero.