CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
TV / BBB

Relembre as polêmicas e os debates promovidos pelo 'Big Brother Brasil'

Redação Publicado em 08/01/2013, às 12h43 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As pessoas e assuntos que deram o que falar na história do 'BBB' - Divulgação/ TV Globo
As pessoas e assuntos que deram o que falar na história do 'BBB' - Divulgação/ TV Globo

Veja o canal especial sobre o BBB13

Embora continue atraindo a atenção de muitos telespectadores todos os anos, o reality show Big Brother Brasil, da TV Globo, sempre é alvo de comentários negativos sobre o conteúdo da atração. Mas, durante as 12 edições, muitos assuntos que surgiram no programa tomaram conta em rodas de amigos, provocaram manifestações, debates, polêmicas e demonstraram até transformações sociais. Saiba quais foram:

- ESTRANGEIROS ILEGAIS NO BRASIL (BBB1)

Exibida em 2002, a primeira edição mostrou um caso de documentação irregular de estrangeiros no Brasil. Tudo porque o cabeleireiro franco-angolano Sérgio Tavares havia sido contratado por um salão de beleza no país, mas seu visto temporário havia expirado. A polícia federal chegou a entregar uma notificação para que ele deixasse o BBB e o Brasil, mas Sérgio conseguiu permanecer. Em sua eliminação, ele se enrolou na bandeira brasileira e afirmou amar o país que o empregou.

- BULIMIA E OUTROS TRANSTORNOS ALIMENTARES (BBB1)

Na mesma edição, a atriz Alessandra Begliomi, mais conhecida como Leka, sensibilizou os telespectadores ao revelar sofrer de distúrbios alimentares – assunto pouquíssimo abordado anteriormente. Leka era bulímica e, após as refeições, se trancava no banheiro e colocava para fora tudo o que havia comido. Em uma das declarações, afirmou que na adolescência ficou tão fraca que não conseguia se levantar da cama e que foi demitida por faltas. Hoje, ela está livre da doença.

- MENSAGENS SOBRENATURAIS (BBB2)

A comissária Cida Moraes estava tomando sol quando escutou a voz de sua irmã, Glória. Ela tentava procurar a irmã pela casa, mas apenas ela escutava a irmã chamando-a. Poucas horas depois, Cida foi avisada que Glória, que estava com câncer, havia falecido.  “Eu fiquei bolada porque a procurava por todos os lados. Talvez eu tenha sido mais sensível a ela porque ela era muito ligada a mim”, explicou a comissária na época, que decidiu continuar no programa. 

- MISS PERDE A FAIXA (BBB3)

Joseane de Oliveira entrou no reality show ostentando o título de Miss Brasil 2003. Mas, durante a participação, viu sua faixa ser repassada para a segunda colocada. O motivo? A bela havia escondido da organização do concurso que estava casada desde 1998, uma regra básica (até então desconhecida) que priva qualquer mulher de ser Miss.

- RACISMO (BBB4)

Durante uma discussão acalorada entre as sisters Marcela e Solange Vega, houve a especulação de que a londrinense havia sido racista. Tudo porque, entre os argumentos depreciativos, ela falou sobre o “cabelo pixaco” da ex-frentista, que é negra. “Ela foi racista”, afirmou Solange.  Marcela se defendeu: “Ataquei a Sol em seus pontos fracos, mas nunca falei nada em relação a cor”.

- HOMOFOBIA (BBB5)

Logo no primeiro paredão, o professor Jean Wyllis recebeu voto de metade dos participantes e alegou sentir-se vítima de homofobia, preconceito contra homossexuais. O público comprou a briga do participante e ele acabou vencendo a disputa, os demais paredões e até o reality show, com 55% dos votos. “Eles sabiam que eu era gay e faziam piadinhas sobre isso”, disse Jean na época. 

- REVOLUÇÃO FEMININA (BBB7, BBB9, BBB11)

As lindas Fani Pacheco, Natália Casassola e Maria Melilo surpreenderam os telespectadores ao falarem abertamente sobre sexualidade, sexo e exibirem um comportamento ousado para uma sociedade com resquícios machistas. Fani ficou com Diego Alemão, enquanto ele estava tendo um romance com Iris Stefanelli. Natália falava sobre todos os assuntos sem a menor censura. Já Maria Melilo, que venceu a edição, ficou com dois participantes durante o programa.

- TRANSEXUALIDADE (BBB11)

Depois de 10 anos, o reality show teve pela primeira vez a participação de uma mulher transexual, Ariadna Arantes. A simples presença da até então cabeleireira rendeu capas de diversos jornais e trouxe a discussão sobre as oportunidades na vida de uma trans. Talvez por um reflexo da sociedade, foi a primeira eliminada. 

- AVC (BBB5)

A dona de casa Marielza Souza, que na época estava com 47 anos, provocou surpresa ao sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) e ser substituída após 10 dias de confinamento. O triste caso motivou a explicação da doença no programa: “O acidente vascular cerebral é uma doença caracterizada pelo início agudo de um déficit neurológico que persiste por pelo menos 24 horas, refletindo envolvimento focal do sistema nervoso central como resultado de um distúrbio na circulação cerebral”.

- SEGUNDA OPORTUNIDADE (BBB10)

Eliminado na quarta edição do BBB, Marcelo Dourado teve a segunda oportunidade de retornar ao reality show no BBB10 e mudar a sua imagem. Rejeitado inicialmente pelos brothers, ganhou a simpatia do público, que conseguiu encontrar qualidades na personalidade do lutador. Tornou-se exemplo de que a segunda chance pode ser essencial para o sucesso de alguém.

- SEXO SEM PRESERVATIVO (BBB2)

Em praticamente todas as edições, os participantes não seguraram a libido e fizeram sexo. Mas, durante a segunda edição, os brothers Jefferson e Tarciana esqueceram-se de usar camisinha e se preocuparam. Na época, os rumores davam conta de que a participante poderia estar grávida, o que nunca ocorreu. Fora do reality show, Tarciana disse que era uma mulher responsável por suas atitudes e que não estava preocupada com a repercussão. 

- TRAIÇÃO (BBB3, BBB5, BBB11)

Vencedor da terceira edição, Dhomini estava em um relacionamento sério quando começou a se envolver com Sabrina Sato. Em 2005, Alan Passos abandonou um relacionamento de sete anos para engatar um romance com Grazi Massafera. E, em 2011, Adriana Sant’Anna também esqueceu o namorado ao beijar o modelo Rodrigão. O público não se importou com as puladas de cerca e, fora do programa, somente Adriana fez o relacionamento vingar. 

- TRIÂNGULO AMOROSO (BBB2, BBB6, BBB7, BBB11, BBB12)

Foi com surpresa que o público viu triângulos amorosos se formarem no programa. O primeiro ocorreu em 2002, com Thyrso, Manoela e Fabrício. Em 2005, o modelo Daniel Saulo ficou com a modelo Mariana Felício e logo depois beijou a dançarina Roberta. Em 2007, foi a vez de Diego Alemão se entregar a Fani Pacheco e, ao mesmo tempo, fazer promessas para Iris Stefanelli. Já em 2011, Maria Melilo se envolveu com o médico Wesley, logo após que seu parceiro Maumau foi eliminado. No BBB12, foi a maior explosão de conjuntos amorosos: Renatinha, Jonas, MoniqueDaniel Rafa que o digam...

- PACTO DE SANGUE (BBB7)

Considerados os grandes vilões do Big Brother 7, o caubói Alberto e Felipe Cobra reforçaram a imagem ao provocarem um pacto de sangue. A atitude impensada dos brothers alertou os telespectadores sobre os perigos do contato com o sangue. Até Pedro Bial puxou a orelha dos dois e falou sobre as doenças transmistidas pelo sangue

- TERCEIRA IDADE E NOVAS GERAÇÔES (BBB9)

Naiá e Norberto, que na época tinham respectivamente 61 e 63 anos, foram os participantes mais velhos da história do reality show. A presença dos vovôs trouxe um conflito de gerações e, após muitas crises iniciais, fez prevalecer uma convivência harmônica. Desbocada, Naiá acolheu Ana como sua "neta" e provou que adora uma badalação nas festas do programa.

- AIDS E PRECONCEITO (BBB10)

Vencedor da edição 10, Marcelo Dourado fez uma desastrada declaração quando conversava com outros brothers sobre doenças sexualmente transmissíveis. De acordo com ele, que foi acusado de homofóbico na atração, “hétero não pega AIDS”. Pela informação equivocada e que independe de orientação sexual, a Globo teve que fazer um esclarecimento sobre as formas reais de transmissão da AIDS. “O vírus HIV pode ser adquirido através de relações sexuais sem o uso de camisinha, transfusão de sangue, compartilhamento de seringas, instrumentos perfurantes contaminados com o vírus ou pela transmissão materna, durante a gravidez, parto ou aleitamento”.

- SUPOSTO ESTUPRO (BBB12)

Embora nada tenha se comprovado, a Globo se viu diante de uma saia-justa após uma festa do BBB12. O casal Daniel e Monique dormia na mesma cama, até que uma movimentação suspeita foi flagrada pelas câmeras. Nela, o modelo se movimentava enquanto Monique pouco se mexia, o que configurou aparentemente em um estupro. Seguidores do programa nas redes sociais cobravam uma postura da direção, um inquérito foi aberto e Daniel acabou sendo eliminado do programa por “mau comportamento”. Fora da atração, Monique disse que tudo foi consentido.