Eva Wilma, uma das grandes damas da TV e do teatro do Brasil, estrelou trabalhos inesquecíveis nas telinhas
Eva Wilma deixou um legado ao longo de seus 70 anos de carreira com personagens marcantes nas telinhas.
A atriz, que faleceu na noite do último sábado, 15, aos 87 anos, em decorrência de um câncer de ovário, colecionava mais de 30 novelas e outros 30 filmes, além de espetáculos no teatro.
A CARAS Digital fez uma lista com as personagens mais marcantes de Vivinha, como era chamada por amigos e familiares. Confira:
Alô Doçura(1953)
A estreia de Eva nas telinhas foi na série da TV Tupi. Na trama, ela interpretava diferentes mulheres e contracenou com John Herbert, com quem se casou e teve dois filhos, Vivien Riefle Buckup e John Herbert Riefle Buckup.
Foto: TV Tupi
Mulheres de Areia(1973).
Na primeira versão da novela, de Ivani Ribeiro, a artista deu vida às protagonistas gêmeas Ruth e Raquel ao lado de Gianfresco Guarnieri, no papel de Tonho da Lua. Na época, ela contracenou com Carlos Zara, com quem se casou anos depois. Os dois ficaram juntos até 2002, quando o ator faleceu.
Foto: Reprodução
A Viagem (1975)
Interpretou Dinah na trama escrita também por Ivani Ribeiro, que ganhou um remake anos depois. Ela luta para defender o irmão, Alexandre (Ewerton de Castro) , que foi preso após um roubo. Casada com Téo (Tony Ramos), passa a viver romance com o advogado do irmão, César (Altair Lima).
Foto: Divulgação/TV Tupi
Plumas e Paetês(1980)
Eva estreou na TV Globo na trama de Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu. Como Rebeca, contracenou com Paulo Goulart, o italiano Gino, e John Herbert, dando vida a Márcio, que disputava a atenção da dona de confecção.
Foto: Acervo/TV Globo
Roda de Fogo (1986)
Dando vida a ex-militante Maura, que foi torturada durante os Anos de Chumbo, era conhecida por ter lutado contra a ditadura na Marcha dos Cem Mil em 1968 na trama de Sérgio Jockymann.
Foto: Reprodução/Memória Globo
Sassaricando(1987)
Em outra novela de Silvio de Abreu, no papel de Penélope Barcellar, formou um trio de sucesso ao lado de Rebeca Rocha (Tônia Carrero) e Leonora Lammar (Irene Ravache). A personagem de Eva tramava planos para tentar conquistar Aparício Varella (Paulo Autran).
Foto: TV Globo/Divulgação
A Indomada (1997)
A atriz deu o que falar na pele da vilã da trama das oito. As expressões “Well!”, “Oxente, my God!” e “Tudo all right” da personagem se tornaram comuns nas ruas. Ambiciosa, era parceira de golpes e armações de Pitágoras (Ary Fontoura).
Foto: Acervo/TV Globo
Mulher (1998)
Ao lado de Patrícia Pillar, Eva contracenou com o marido, Carlos Zara, pela última vez no seriado que retratava o universo feminino.
Foto: CEDOC
Começar de Novo (2004)
Na pele de Lucrécia Borges, ela fez de tudo para separar a filha Letícia, interpretada por Natália do Vale, de seu amor Miguel Arcanjo (Marcos Paulo).
Foto: Reprodução/TV Globo
Fina Estampa (2011)
Integrou o elenco da novela como Íris, tia e a pedra no sapato da vilã Tereza Cristina (Christiane Torloni).
Foto: TV Globo / Estevam Avellar
Verdades Secretas (2015)
Aos 50 anos de carreira, viveu a mãe de Anthony, papel de Reynaldo Gianecchini. Na trama, ela era alcoólatra e extorquia dinheiro do filho para comprar bebida.
Foto: Globo/João Miguel Júnior
O Tempo Não Para (2018)
Seu último papel na televisão foi uma participação na novela de Mario Teixeira. como a doutora Petra Vaisánen.
Foto: Globo/Raquel Cunha