CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
TV / Saúde

Médico explica o que aconteceu com Tony Ramos: 'Coma superficial'

Em entrevista no programa Fantástico, um médico contou detalhes sobre o que aconteceu para que Tony Ramos passasse por duas cirurgias no cérebro

por Priscilla Comoti
[email protected]

Publicado em 26/05/2024, às 23h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tony Ramos em entrevista no Fantástico - Foto: Reprodução / Globo
Tony Ramos em entrevista no Fantástico - Foto: Reprodução / Globo

O ator Tony Ramos levou um susto com sua saúde nos últimos dias. Ele ficou internado por 8 dias em um hospital no Rio de Janeiro ao sofrer um hematoma subdural crônico, que é quando uma bolsa de sangue se forma entre o cérebro e o crânio. Em entrevista no Fantástico, o médico dele, o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, contou detalhes sobre o que aconteceu com o artista.

O doutor revelou que o ator ficou em estado de coma por causa da pressão do hematoma no cérebro. “Estava em coma superficial, não se comunicava, não abria os olhos”, disse ele. A reportagem ainda explicou que o hematoma subdural crônico se forma ao longo de meses e a pessoa pode ter dor de cabeça, dificuldade para falar ou para assinar documentos, por exemplo.

No caso de Tony Ramos, o hematoma ocupou todo lado esquerdo da cabeça e empurrou o cérebro para o lado direito. Os médicos precisaram abrir uma saída no crânio para drenar o sangue. O primeiro procedimento deu certo e ele estava se recuperando, mas um novo hematoma começou a surgir por causa de um distúrbio na coagulação sanguínea. Com isso, o ator voltou a ficar sonolento e confuso. E os médicos o levaram novamente para a sala de cirurgia para abrirem uma nova saída no crânio e drenarem o sangue. As duas cirurgia aconteceram no intervalo de apenas 3 dias.

O artista teve uma boa resposta e recebeu transfusão de plaquetas para corrigir o distúrbio na coagulação. Com isso, ele teve alta hospitalar na sexta-feira, 24. A recuperação dele será plena e sem sequelas.

Durante a entrevista, Tony Ramos contou que não bateu a cabeça e que estava tendo dores de cabeça nas últimas semanas. Ele foi encontrado desacordado em seu quarto na manhã do dia 16 de maio por sua esposa, Lidiane Barbosa, que chamou a ambulância para levá-lo ao hospital. O artista não se lembra do desmaio e da ida ao hospital, só se lembra quando acordou no hospital e a esposa explicou o que tinha acontecido.

O que Tony Ramos falou no Fantástico?

Durante a entrevista no Fantástico, Tony Ramos negou que tenha sentido medo de morrer. "Não, mesmo com tudo isso, medo de ir embora, não. Esse homem é um homem de força", afirmou ele. Inclusive, ele negou que tenha sofrido um impacto na cabeça nos últimos meses, o que explicaria o hematoma. "Nada importante sob esse aspecto", afirmou. 

Ele passou mal em casa e foi levado de ambulância ao hospital. "Não me lembro de quando a ambulância veio para cá, me resgatou e me levou", afirmou ele, que estava sentindo dores de cabeça nos dias anteriores. "Eu achava que vinha com algum problema de coluna me pressionando, daí aquela dor", relembrou. 

O artista disse: "Eu não me vejo em nenhum pedestal, sou grato a vida, agora mais do que nunca. Eu não me transformarei e não me transformei em outra pessoa. Aquela pessoa empática, tolerante, não preconceituoso, a favor de cada manifestação de cada ser humano, este homem não vai mudar. Sempre imaginei ser um homem justo, principalmente democrata, um homem que acredita na ciência, que acredita no próximo até provem o contrário". 

Ele ainda comentou que está muito bem e sem sequelas. "Vitalidade absoluta. Ainda na UTI da segunda vez, eu comecei, em silêncio, a repetir a peça de teatro e repetir sem errar nenhuma vírgula. Eu fiquei feliz, epa, fiz inteira", relembrou. 

Por fim, o ator Tony Ramos agradeceu pela torcida dos fãs e amigos pela sua recuperação. "Obrigado companheiros queridos com tantas manifestações que ainda não pude agradecer, mas faço agora. Tive agora de uma forma muito incisiva [noção sobre o carinho dos fãs nas redes sociais], as mensagens que chegavam, com as pessoas que entravam para dar um medicamento, tirar a pressão: 'que bom que o senhor está bem e está no meu grupo de orações'", comentou.