"Quero mostrar quanto aprendizado existe quando você se relaciona com uma pessoa com deficiência auditiva", afirma a apresentadora
Millena Machado mostra que além de brilhar no comando do programa AutoEsporte, é idealizadora de um projeto do bem. Ela lançou a campanha #surdoehquemfala e está promovendo o workshop Empatia do Silêncio, com o intuito de ajudar as pessoas que possuem deficiência auditiva a conseguir um emprego. "Tudo começou em maio deste ano. Eu estava navegando pelo LinkedIn quando notei um post de uma prima minha que é deficiente auditiva pedindo indicação de emprego. Fiquei indignada ao saber de sua dificuldade em se recolocar no mercado de trabalho", conta Millena.
Diante da situação, a apresentadora decidiu abraçar a causa e ir em busca de soluções. "Nessa hora percebi que uma campanha de conscientização poderia levantar o assunto. Chamei 11 amigos para criar e divulgar comigo, entre eles Alexandre Peralta, o publicitário que desenvolveu toda a criação das mensagens e ate o nome #surdoehquemfala. Eram cerca de 10 mensagens de conscientização sobre como se comunicar natural e respeitosamente com os surdos e deficientes auditivos", explica a apresentadora.
Em um bate-papo exclusivo com a CARAS Digital, Millena revela os detalhes do seu projeto e ainda fala sobre as expectativas para os resultados da ação. "Quero mostrar para as pessoas quanta troca e quanto aprendizado existem quando você se relaciona abertamente, de forma dedicada e sincera, com uma pessoa com deficiência auditiva ou surda", exalta.
Qual é o principal intuito da campanha #surdoehquemfala?
Nosso grande objetivo com a campanha #surdoehquemfala foi gerar empregos para surdos e deficientes auditivos, contar que eles têm a capacidade de ser grandes profissionais. E ainda esclarecer que não devemos estigmatizá-los como "deficientes", limitar oportunidades pelo sistema de cotas, porque essa postura impede promoções e aumento de salários a eles e os leva a outros problemas de aceitação social e realização profissional.
E o workshop Empatia do Silêncio...
Nosso objetivo e fazer uma pessoa ouvinte se colocar no lugar de uma pessoa surda. Queremos criar oportunidades de os ouvintes entenderem as dificuldades que os surdos encontram para viver em sociedade e com isso valorizar a capacidade deles em driblar os obstáculos e se desenvolverem, inclusive profissionalmente. Durante quatro horas, os participantes estarão com os ouvidos tampados – sem escutar som algum do ambiente - e serão expostos a diversas situações cotidianas. Será uma experiência emocionante e reveladora, com certeza! As vagas são limitadas! Pra ser avisado sobre datas e horários deste workshop precisa ficar ligado nas redes sociais da Campanha #surdoehquemfala e toda renda arrecada com a inscrição nesse workshop será doada para a campanha #SomosTodosSurdolimpicos, da CBDS, que está captando recursos para a Delegação Brasileira Surdolímpica 2017 por meio de venda online de camisetas no site Kickante de financiamento coletivo.
Qual é a sensação que você tem ao promover este tipo de ação?
Eu me sinto retribuindo um pouco de tudo o que há de bom em mim. Pela convivência próxima que tive com minha prima, Melissa Sousdaleff, na infância – crescemos juntas, inclusive nos alfabetizamos na mesma classe - aprendi a falar articuladamente, a resumir com clareza qualquer história, a me preocupar se quem me ouve me entende, a não me importar em falar de novo e repetir a parte do assunto que se perdeu na conversa... A vida me deu a oportunidade de ensaiar as técnicas da boa comunicação antes mesmo que eu tivesse racionalmente decidido ser jornalista. Chegou a minha vez de fazer algo meu para ela (Melissa) e que bom que, pelo cargo de visibilidade que eu ocupo, essa ação esta ganhando proporções e atingindo a sociedade toda e beneficiando quase 10 milhões de pessoas surdas ou deficientes auditivas.