Em entrevista à CARAS Digital, Maria Fernanda Cândido fala sobre o afastamento das novelas e a decisão de abrir mão de contrato com a Globo para cuidar dos filhos, Thomas e Nicolas
Enquanto o sonho de boa parte das atrizes é firmar um longo contrato com a Globo, Maria Fernanda Cândido vai na contramão desse sonho. Após atuar em diversas novelas e minisséries da emissora, como Terra Nostra, Esperança e Capitu, a atriz decidiu não mais firmar contratos de maior duração com a emissora carioca, optando por aparições pontuais na TV, como a série Correio Feminino, exibida no Fantástico em 2013.
Em entrevista à CARAS Digital, a atriz, que foi eleita a mulher mais bonita do século XX em votação promovida pelo Fantástico e completou 40 anos em 2014, falou sobre envelhecimento, projetos profissionais, e a decisão de priorizar o cuidado com os filhos, Thomas, de 8 anos, e Nicolas, de 5, do seu casamento com o empresário francês Petrit Spahira, com quem completará 9 anos de casamento em setembro deste ano.
Leia abaixo os melhores trechos da conversa:
- Você completou 40 anos em 2014. Que balanço faz da sua carreira e da sua trajetória pessoal nesse período?
Posso dizer que me sinto melhor hoje do que há 10 ou 20 anos. Sou feliz com a trajetória que percorri até agora e muito grata por ter feito boas escolhas.
- Como faz para conciliar as funções de mãe e atriz? A decisão de não renovar em um contrato longo com a Globo esteve atrelada a isso?
Para mim, é muito difícil fazer novela hoje em dia. Eu tenho dois filhos pequenos, e fica complicado ficar 12 meses no Rio de Janeiro. Além disso, este ano, no primeiro semestre, eu me dediquei ao cinema e ao teatro: participei de dois longas e continuei no teatro com a peça A toca do Coelho”, que terminou em julho, no Rio de Janeiro. Neste segundo semestre eu já estou dedicada a outros trabalhos, mas a obra ainda não está sendo divulgada. Em breve terei novidades.
- Sente falta de fazer TV, ainda que seja um projeto mais curto?
Gosto de fazer novelas e também projetos mais curtos, como minisséries, mas no momento estou dedicada ao teatro.
- Com esse lado maternal tão aguçado, pretende ter mais filhos?
Ah, eu adoraria, mas já sou muito feliz com meus dois filhos.
- Como lida com a passagem do tempo? É a favor das cirurgias plásticas, por exemplo?
Sou a favor da liberdade. Acho que cada um deve buscar para si aquilo que lhe agrada.
- De quais cuidados de beleza não abre mão?
Eu gosto de me cuidar e prezo por uma beleza mais natural. Acho que a beleza não é algo estático. Pra mim ela é dinâmica, fruto da maturidade e das escolhas certas feitas ao longo da vida. Por isso, uso protetor solar todos os dias antes de sair de casa e gosto de fazer atividade física. Para cuidar da pele, tomo dois comprimidos do nutricosmético Imedeen, todos os dias. Frequentemente faço pilates também, além de, é claro, procurar me alimentar bem e de forma equilibrada.