Atriz sofreu muitos anos por conta de Transtorno Obsessivo Compulsivo
Luciana Vendramini foi, ainda menina, um tremendo sucesso Brasil afora, e rapidamente começou a participar de diversas produções da Globo. A ex-paquita trabalha hoje em Espelho da Vida, novela das 18h, também da emissora.
Mas nem sempre esteve presente na mídia. Entre 1999 e 2004, a atriz batalhou contra o Transtorno Obsessivo Compulsivo, problema psicológico mais conhecido como TOC.
"Tentei esconder muito tempo, tinha muita vergonha. Eu tive todos [os rituais sintomáticos] da cartilha. Todos e mais alguns que não estão cadastrados. A minha vida se resumiu em dormir, acordar, tomar banho e voltar a dormir. Isso tudo levava 24 horas", revelou para Fátima Bernardes durante o Encontro desta quinta-feira, 20
Ela revelou que só começou a melhorar depois que contou o que acontecia para a família, e sua irmã Miriam a ajudou. "Não tem mais porque ter tabu com isso. Todo mundo na família tem uma pessoa com depressão, com TOC, bipolar, ansiedade. E por que ter esse medo? A gente tem medo porque vai ser julgada. 'Isso é frescura, você é bonita, você não precisa ter isso, vai ter um livro, vai fazer terapia, terapia é coisa de gente louca'. Então a gente ouve esses clichês totalmente errados", disse.
"A gente supera, eu superei. Me tratei, virei quase uma PhD no assunto porque ajudo muita gente, ministro muitas palestras. Acho muito importante, no meio desse turbilhão de coisas que está acontecendo no mundo, a gente falar de saúde mental", pediu.