Mabel Cezar, dubladora de Rubi, do SBT, foi a escolhida pela TV Globo para ser a primeira voz feminina nas chamadas da emissora em 40 anos e é também Elvira, secretária de Ernest (José de Abreu) em Joia Rara
Mabel Cezar está em todas. Escolhida pela Globo para ser a primeira voz feminina a narrar chamadas de novela em 40 anos, a atriz também pode ser vista - ou melhor, ouvida - no SBT, já que é a dubladora da protagonista Rubi, na novela de mesmo nome que a emissora paulista está exibindo novamente, na faixa das 16h.
+ Sucesso nos anos 80, Fofão está cotado para ser pai de Cauã Reymond em minissérie
A narração de chamadas da TV Globo é feita em grande parte por Dirceu Rabelo, tradicional "voz da emissora". Além dele, um time de profissionais do Rio de Janeiro ou de São Paulo também faz chamadas para a emissora carioca, mas até agora, esses profissionais eram todos do sexo masculino.
+ Beyoncé revela que odeia sua propria voz
Em entrevista à CARAS Online, Mabel, que dá aulas de dublagem há 10 anos, falou sobre o bom momento profissional. Além do trabalho como locutora das chamadas de Joia Rara, Mabel também está no elenco da novela como Elvira, a nova secretária de Ernest (José de Abreu). A atriz garante que os convites para os trabalhos surgiram de forma totalmente independente.
“Sou atriz e dubladora há muitos anos. Já fiz vários trabalhos para a Globo, como a dublagem das novelinhas que aparecem no BBB . Há 40 anos a Globo não tem uma voz feminina na locução de suas chamadas de novela. Quando resolveram quebrar esse padrão, pediram que eu mandasse uma amostragem de voz por email e fui selecionada. Fiquei lisonjeada, achei super legal. Na mesma semana, recebi uma ligação do produtor de elenco de Joia Rara me oferecendo o papel da Elvira. Foi tudo independente, não sei nem se as autoras da Novela sabem disso. Recebi um email delas muito carinhoso elogiando a locução das chamadas, e fiquei me perguntando se elas sabem que também estou na trama como atriz”, explicou.
Além do trabalho como dubladora e atriz, Mabel também encontra tempo para dar aulas na prestigiada escola de formação de atores CAL, a Casa de Artes das Laranjeiras, e de atuar na peça Pop Corn, em cartaz no Rio, ao lado da atriz Maria Maya.
Apaixonada pelo ofício, Mabel hesita ao responder sobre qual trabalho mais a atrai. “Não saberia dizer. Eu virei atriz para ser dubladora, quando quis fazer o curso foi que soube que teria que ser atriz também. Encaro a dublagem como uma especialização do trabalho de atriz, não como uma locução apenas. Quanto estou dublando, penso: ‘Poxa, é isso que gosto de fazer’. Aí vou para o estúdio, vejo a Amora Mautner fazendo uma direção primorosa, o elenco, o trabalho todo de atuar na novela e penso: ‘Poxa, é isso também que gosto de fazer’ (risos). Não tenho como escolher, amo igualmente as duas áreas, como também amo dar aulas”, finalizou.