Atriz conta como emagreceu 5 quilos para nova fase de sua personagem. "Vou ter meu acerto de contas com os chocolates", brincou
Para intepretar uma prisioneira que passou dez anos em um campo de concentração, a atriz Ana Cecília Costa, de Joia Rara, passou por uma transformação radical em seu visual.
+ Joia Rara: Gaia se encontra com Toni
A personagem da atriz, Gaia, que havia sido dada como morta, reaparece na trama. Ao ser trazida de volta ao Brasil após a Segunda Guerra, a militante comunista de origem lituana encontrará seu grande amor, Toni (Thiago Lacerda), em uma nova vida ao lado de outra mulher.
Em entrevista ao site oficial da trama, a atriz falou sobre a mudança de visual. "A Gaia foi ao inferno e está de volta. Ela fez uma travessia pelo que há de pior no ser humano, foi prisioneira em um campo de concentração e sobreviveu. Ela vai lutar pela reconstrução de sua família. A personagem também terá uma dimensão política fortíssima", comentou.
Com os cabelos bem curtos e cinco quilos mais magra, Ana já absorveu fisicamente, e emocionalmente, o peso deste retorno. A mudança no visual já era esperada para dar mais veracidade a todo o sofrimento que a personagem teve de suportar.
Acostumada com uma longa cabeleira escura, a atriz não passou por dramas ao ter que abandoná-la e considera essencial esta tranformação. "Achei a mudança fundamental para sentir fisicamente a vulnerabilidade e a desproteção dela. A Gaia é uma personagem que merece o sacrifício das minhas madeixas, merece que eu dê o melhor de mim", explicou.
A metamorfose para trazer Gaia de volta passou também pela balança. Com um corpo esguio e uma alimentação regulada, Ana emagreceu cinco quilos. Sob orientação médica, ela não precisou de nenhum tratamento especial ou dieta milagrosa. "Cumpri a meta cortando açúcar, massas e todas as besteiras que a gente sabe que engordam. Voltei a correr e andar de bicicleta regularmente. Mas vou ter meu acerto de contas com os chocolates que deixei de lado nesse período", brincou a atriz.
Tantas mudanças, no entanto, são pequenas quando comparadas à alegria de retornar à Joia Rara e de reviver a personagem. "Estou bem feliz com a volta de Gaia à novela. Não tive contato com meus companheiros de cena durante esse período, estou com saudade deles, da equipe e do set de gravação. É emocionante estar de volta, somos um grupo afetuoso e vamos levar essa energia do reencontro para cena", explicou.