Atores gravam novela 'A Regra do Jogo' em caixa cênica e sem saber onde estão as câmeras
A parceria entre a diretora Amora Mautner e o autor João Emanuel Carneiro promete produzir mais um grande sucesso da televisão. Depois de Avenida Brasil, os dois estão de volta com A Regra do Jogo, próxima novela das nove, da Globo. A trama nem estreou, mas já está inovando no Projac.
Amora decidiu gravar a novela com um conceito que ela chama de caixa cênica, com a intenção de dar mais liberdade para o ator criar em cena. A diretora dispensou as marcações, dobrou o número de câmeras - uma novela normal é gravada com quatro câmeras, ela está usando oito - e consultou o diretor Boninho, responsável pelo Big Brother Brasil, para dar um ar de reality show à trama.
"Desde que eu comecei a ler o texto do João Emanuel, eu quis fazer uma novela cada vez mais orgânica. E eu fiquei durante dois anos tentando estruturar como a gente poderia captar essa imagem de uma maneira também reality. Sem ser marcada, sem ser como a gente está acostumado a fazer em dramaturgia", disse ela ao site da Globo. Amora espalhou câmeras atrás de espelhos, quadros e escondeu dos atores. "É meio um autorama em volta do ator. Eles fazem livremente o que eles querem e a câmera está ali para seguir eles. O ator não vai para marca, a marca que vai para o ator", explicou.
A Regra do Jogo estreia dia 31 de agosto.