Noite contou com apresentação da Companhia Brasileira de Ballet e homenagem ao ator Tony Ramos
As grandes emoções que proporcionam, diariamente, aos telespectadores foram vivenciadas por algumas das maiores estrelas do País durante a entrega do Prêmio Extra de TV, em uma casa de espetáculos do Rio. A noite que consagrou Amor à Vida como o atual destaque da telinha começou com a apresentação da Companhia Brasileira de Ballet, em que dez casais mostraram a coreografia de Jaime Arôxa para Valsa do Imperador, em referênciaà 15a edição do evento do jornal carioca. Além do troféu de Melhor Novela, a trama escrita por Walcyr Carrasco (61) foi vencedora em outras cinco categorias pelo voto do público. Após a premiação de Klara Castanho (13) como Ator/Atriz Mirim, e de Caio Castro (24), como Ídolo Teen — ele agradeceu a honra à parceira de cena Maria Casadevall (26) ‘por sua entrega incrível’ —, a euforia da equipe do folhetim das 9 abriu espaço para um dos mais aguardados momentos: a homenagem a Tony Ramos (65), um dos ícones da nossa dramaturgia. “Quando recebi o convite, me perguntei: por que eu? Depois, realmente, vi que é muito importante celebrar os meus 50 anos de carreira. Não são 5 anos e nem 5 meses. Estou muito emocionado mesmo, e a emoção me alimenta. Ser homenageado é melhor do que ser premiado”, discursou o astro, elogiado no palco por três nomes femininos de peso com quem contracenou: Mariana Ximenes (32), com brincos H.Stern da Coleção Rock Season, Glória Menezes (78) e Gloria Pires (50). “Minha mãe sempre desejou que eu atuasse com o Tony Ramos. Do alto de uma montanha, no mar Egeu, eu agradeci aos deuses e pensei que a realidade era muito melhor que o sonho”, lembrou Gloria Pires, referindo-se ao cenário de Belíssima (2005), novela em que fez par romântico com o ator. “Além da admiracão pelo profissional, existe também a admiração pelo ser humano que o Tony é. A sua entrega, a maneira como ele sempre descontrai o ambiente estressante do trabalho”, completou ela. Ao seu lado, estavam a filha Cleo Pires (31) e o namorado dela, Rômulo Neto (26), com novo corte de cabelo, raspado nas laterais, feito pela amada. Juntos há sete meses, o casal mostrou a mesma tatuagem na mão esquerda, com as letras da palavra ‘idem’ escritas em quatro dedos. “Não pensamos em terminar nunca. A tatuagem é uma homenagem ao nosso amor”, definiu Cleo. “É uma aliança de tinta”, emendou Rômulo.
Depois da homenagem a Tony, a festa comandada por Marieta Severo (67) e Marco Nanini (65), intérpretes há 13 anos do casal Nenê e Lineu de A Grande Família, que retorna à grade da Globo em 2014, voltou a ser de comemoração para o elenco de Amor à Vida. Elizabeth Savalla (58), a ex-chacrete Márcia da trama, ganhou como Atriz Coadjuvante; enquanto o prêmio de Atriz Revelação coube à sua ‘filha’ Tatá Werneck (30), a periguete Valdirene, que arrancou gargalhadas com sua irreverência na hora de receber o troféu. “Queria agradecer à equipe da novela por ter me emagrecido através de roupas e efeitos, e dedicar esse prêmio ao Anderson Di Rizzi, meu Palhaço querido. Obrigada pela parceria e o abdômen. Queridíssima Elizabeth Savalla, minha mãezoca, não sei o que fazer quando acabar a novela. Sou muito fã. Eu vou tirá-la no amigo oculto”, disse Tatá. Para encerrar as láureas da novela das 9, Mateus Solano (32) arrebatou a de Melhor Ator pelo maquiavélico homossexual Félix.“Queria agradecer toda a equipe responsável por eu aparecer tão bonitinho na televisão. A Walcyr Carrasco, tão alucinado quanto sensível, que escreveu esse personagem absurdo. Ao diretor Maurinho Mendonça, que trouxe todo o lado sombrio do Félix para o humor dele. Ao Wolf Maya que um dia no estúdio disse: ‘Tira essa bicha do armário’. Também queria agradecer a ela, minha atriz, meu amor, meu tudo: Paula Braun”, disse, ganhando um beijo apaixonado da mulher, integrante do elenco, e os aplausos do autor da história. “É uma surpresa uma novela que está no ar sair vitoriosa. A gente sabe que o Prêmio Extra reflete a voz do povo, por isso nosso orgulho enorme. A gente se mata pelo amor de vocês", ressaltou Walcyr, com o seu troféu na mão.
As glórias da noite não foram só para Amor à Vida. Trama que lhe antecedeu, Salve Jorge saiu com tributos em quatro categorias: Tema (Esse Cara Sou Eu, sucesso de Roberto Carlos), Ator Coadjuvante e Revelação, Alexandre Nero (43) e Adriano Garib (48), respectivamente, e Melhor Atriz, para Giovanna Antonelli (37), representada pela mãe, Suely (71), por estar em Nova York. Ambientada no Rio de Janeiro do início do século XX, Lado a Lado recebeu os votos populares por Figurino. O prêmio de Maquiagem foi para Saramandaia e a série Tapas & Beijos levou o de Programa de Humor. Já o jornalista e apresentador Tadeu Schmidt (39) foi a Personalidade do Esporte. “É a segunda vez consecutiva que ganho. Só tenho a agradecer a todos que trabalham comigo”, enfatizou Tadeu. Após quase três horas de surpresas, a banda de Tiago Abravanel (26) encerrou a noite tocando os clássicos de Tim Maia (1942-1998), músico que o ator representou em espetáculo de grande sucesso, Sidney Magal (60) e Anitta (20).