Em entrevista à CARAS Brasil, o gerente do núcleo de gestão artística da Globo, Fellype Pontes, fala sobre o Festival Teatro na emissora
A Globo levou o Nordeste aos seus estúdios com a peça A Invenção do Nordeste na última quinta-feira, 05. Essa apresentação do espetáculo faz parte do Festival Teatro na Globo, onde a emissora apresenta clássicos dos palcos para os Estúdios do canal com o objetivo de explorar novos talentos artísticos e quebrar estereótipos.
Desde julho o canal está promovendo O Festival Teatro Estúdios Globo, a iniciativa pretende celebrar os talentos da casa, com suas produções, e estimular a arte na sociedade. O espetáculo A Invenção do Nordeste foi a escolhida para abrilhantar os palcos da emissora.
Em entrevista à CARAS Brasil, o gerente do núcleo de gestão artística da Globo, Fellype Pontes relembra como surgiu a ideia de levar clássicos dos palcos para os Estúdios da emissora e celebra o Festival Teatro Estúdios Globo.
"Os atores tem suas próprias peças, monólogos e pensamos: 'vamos dar esses espaços para eles se apresentarem', surgiu a ideia de fazer o Festival de Teatro dos Estúdios Globo. Com muito foco olhando dos nossos talentos contratados. Então, a gente tem essa premissa de trazer para cá, quem tá com a gente", declara Fellype.
O gerente menciona que, além de prestigiar os talentos e trazer arte para a emissora, foi realizada uma curadoria de temas para abordar os mais diversos e levar reflexão sobre esses assuntos. Por isso, a escolha do espetáculo A Invenção do Nordeste uma obra que representa essa região do país.
"A gente tem um trabalho muito grande de quebrar esse estereótipo e a gente conversar muito sobre essa idealização do Nordeste. A gente achou muito importante trazer uma peça que, justamente, brinca com isso de uma forma cômica, irônica, ela traz essa reflexão", confessa.
AInvenção do Nordeste conta com a direção de Quitéria Kelly (42), a atriz vem se destacando em produções da Globo como Mar do Sertão e Renascer. No elenco também estão os atores Igor Fortunato (31), Rafael Guedes (31) e Henrique Fontes (49).
O diretor Fellype Pontes celebra o desempenho do Festival Teatro Estúdios Globo e adianta as expectativas com as próximas edições: "Realmente, tem uma equipe de produção dedicada, ano que vem a gente quer abrir, mas provavelmente a gente vai ampliar".
"Eu acho que a gente volta no ano que vem, talvez mais meses, mais peças [...] A gente entendeu que tem público, as pessoas querem ver, acompanhar, mas o que é bacana é que reverbera o tema na boca do povo. Realmente, a temática movimenta", finaliza o gerente.